Veja onde serão as novas praças de pedágio dos lotes 1 e 2 no Paraná
08 de maio, 2023
Os dois primeiros lotes de rodovias do novo modelo de pedágios no Paraná terão, ao todo, 12 praças, três a mais do que as concessões anteriores, que terminaram no final de 2021.
Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, os leilões desta etapa inicial estão previstos para 24 de agosto e 16 de setembro, na Bolsa de Valores de São Paulo.
A Secretaria de Infraestrutura explicou que as três novas praças de pedágio estão concentradas em municípios do lote 2 nas seguintes cidades:
Sengés (PR-151)
Jacarezinho (BR-369)
Quatiguá (PR-092)
O modelo de concessão das estradas divide o estado em seis lotes. Os dois primeiros abrangem as rodovias federais BR-277, BR-376 e BR-373, além das estaduais PR-408, PR-151 e PR-323.
De acordo com o Governo do Paraná, as novas concessionárias devem começar a operar no último trimestre deste ano. O tempo de concessão é de 30 anos.
No total, serão mais de 3 mil quilômetros de estradas leiloadas no novo modelo de concessão.
Lote 1
São Luiz do Purunã (BR-277)
Lapa (BR-476)
Porto Amazonas (BR-277)
Imbituva (BR-373)
Irati (BR-277)
Lote 2
São José dos Pinhais (BR-277)
Carambeí (PR-151)
Jaguariaíva (PR-151)
Sengés (PR-151) - nova
Quatiguá (PR-092) - nova
Jacarezinho (BR-153)
Jacarezinho (BR-369) - nova
Cessão das rodovias estaduais
Na quarta-feira (3), o governador Ratinho Junior, o presidente Lula (PT) e o ministro dos Transportes Renan Filho assinaram o repasse de estradas estaduais ao governo federal. O ato ocorreu um ano e seis meses depois do fim do contrato com as antigas concessionárias.
De acordo com o governador, o acordo atende a expectativa para as novas concessões: menor tarifa nas praças, leilão das rodovias na Bolsa de Valores e obras.
Valor ainda desconhecido
O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, afirmou que ainda não é possível estabelecer os preços do pedágio.
Ele disse que os editais serão divulgados com descontos entre 20% e 35% em relação aos valores que eram praticados nos contratos anteriores.
Conforme o modelo escolhido, vence o leilão a empresa que oferecer o maior desconto em cima desse valor inicial - e que não tem limite. Por isso, o valor vai variar de acordo com o comportamento das participantes na disputa.
Obras previstas nos lotes 1 e 2
Segundo o Governo do Paraná, entre as obras previstas no lote 1 estão:
Duplicação da BR-277 entre São Luiz do Purunã e o Trevo do Relógio;
Duplicação da BR-373 entre Ponta Grossa e o Trevo do Relógio;
Duplicação da Rodovia do Xisto entre Araucária e a Lapa;
Duplicação da PR-423 entre Araucária e Campo Largo;
Duplicação do Contorno Norte de Curitiba;
Faixas adicionais na BR-277, entre Curitiba e o entroncamento da BR-277 com a BR-376
Faixas adicionais e vias marginais no Contorno Sul de Curitiba.
No lote 2, as principais obras previstas são:
Faixas adicionais na BR-277 entre Curitiba e Paranaguá;
Correção de traçado do km 40 ao km 43 da BR-277;
Duplicação da BR-277 entre o viaduto da Avenida Ayrton Senna e a ponte do Rio Emboguaçu;
Duplicação da PR-407 entre Paranaguá e Pontal do Paraná;
Duplicação da PR-092 entre Jaguariaíva e Santo Antônio da Platina;
Duplicação da PR-151 e PR-239 entre Piraí do Sul e a divisa com São Paulo;
Duplicação da BR-153 entre Santo Antônio da Platina e Ourinhos;
Duplicação da BR-369 entre Ourinhos e Cornélio Procópio.
Fonte: G1