Pesquisa vai avaliar 6,4 mil quilômetros de estradas do Paraná
24 de junho, 2024
O ponto de partida para a 27ª Edição da Pesquisa CNT de Rodovias acontece nesta segunda-feira (24), com saída da sede do Sistema FETRANSPAR. Os profissionais vão percorrer uma extensão de 6.444 quilômetros de rodovias em todas as regiões do Paraná. Em todo o Brasil serão 112.500 quilômetros avaliados, um acréscimo de mais de 998 quilômetros em relação ao levantamento realizado em 2023.
Para este ano, a alta tecnologia será um dos parceiros neste levantamento. Os carros utilizados pelas equipes estarão equipados, por exemplo, com câmeras que farão a gravação de 100% da pesquisa. Os vídeos coletados vão ajudar na identificação, classificação e qualificação automática das placas de sinalização viária pelo modelo de reconhecimento automático, um dispositivo desenvolvido pela Confederação Nacional do Transporte – CNT com a ajuda da Inteligência Artificial.
Essa é a principal sondagem brasileira sobre estradas e visa entre muitas coisas classificar as rodovias, considerando as situações viárias por tipo de gestão (pública ou concedida), por Estado e regiões geográficas, por corredores rodoviários e por tipos de rodovias (federais ou estaduais).
“É de extrema importância para o setor transportador esse levantamento. Com ele é possível subsidiar estudos para que políticas setoriais de transporte, projetos privados, programas governamentais e atividades de ensino e pesquisa resultem em ações que promovam o desenvolvimento do transporte rodoviário de cargas e de passageiros”, diz o presidente do Sistema FETRANSPAR, Coronel Sérgio Malucelli.
Da sede da Federação os profissionais iniciarão uma maratona de até 30 dias passando por todas as regiões do Estado, por onde irão coletar as características e avaliar a qualidade das rodovias pavimentadas. Entre os itens estão, pavimento (condição da superfície e do acostamento), sinalização, faixas adicionais e laterais, visibilidade e legibilidade das placas) e geometria da via (tipo de rodovia, curvas perigosas, presença de acostamento).
A pesquisa abrange 100% da malha federal pavimentada, principais trechos estaduais pavimentados e todas as estradas que estão sob concessão da iniciativa privada. “A ideia é com os resultados poder dar aos transportadores rodoviários elementos para o planejamento de rotas, traçar melhor desempenho do sistema de transporte e segurança dos usuários e subsidiar estudos que promovam o desenvolvimento do transporte rodoviário”, explica Malucelli destacando ainda que o levantamento permite “Identificar as deficiências da malha rodoviária pavimentada e registrar os seus pontos críticos, construindo uma sólida fonte de referência sobre o nosso Estado do Paraná e do Brasil”.
Retrato do levantamento 2023
No ano passado a Pesquisa CNT de Rodovias trouxe alguns dados expressivos sobre a malha viária paranaense. Em relação aos acidentes, por exemplo, foram identificados 7.805 em estradas federais, nos quais 560 pessoas perderam a vida. Os custos estimados dos acidentes – 2023 em rodovias federais no Paraná foi de 343,8 milhões. A malha apresentou 36 pontos críticos e a estimativa de investimentos em ações emergenciais girou na casa dos R$ 5,45 bilhões.
Fonte e Foto: Comunicação Fetranspar