Pedágio: obras de transformação do Contorno Sul devem sair do papel após terceiro ano de concessão

Pedágio: obras de transformação do Contorno Sul devem sair do papel após terceiro ano de concessão

24 de abril, 2024

Todos os dias, mais de 55 mil veículos passam pelos dois sentidos do Contorno Sul, região de Curitiba, segundo estimativa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A rodovia tem dois problemas crônicos principais relatados pelos usuários: pontos de congestionamento e pista em condições ruins, tanto nas faixas centrais quanto nas marginais.

OUÇA

O Contorno Sul é parte das rodovias BR-376 e BR-476 e tem 15 km de extensão. Começa no entroncamento com dois pontos da BR-116, a Linha Verde e a estrada que vai para Fazenda Rio Grande, e vai até a região do Campo Comprido, onde encontra a BR-277 em direção a Ponta Grossa.

A nova concessão do pedágio, a princípio, deve trazer melhorias, já que o trecho foi incluído no Lote 1, leiloado no ano passado. Agora é de responsabilidade da Via Araucária.

Segundo Hugo Martins Pereira, mestre em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial e professor da Universidade Positivo (UP), é necessário um olhar também para as vias marginais do Contorno Sul.

Coronel Sérgio Malucelli, presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), e coordenador do G7, lembra que as obras de grande porte devem acontecer após o terceiro ano de contrato da concessão, que iniciou neste ano.

De acordo com o contrato de concessão, serão implantadas duas faixas adicionais em ambos os sentidos do Contorno Sul, deixando a rodovia com quatro faixas de rolamento em cada sentido. Também serão alargadas as vias marginais existentes e implantadas novas, próximo ao trevo do Tatuquara.

Está prevista também a construção de quatro novas trincheiras, na altura da Rua João Bettega, da Rua Álvares de Azevedo, da Rua Theodoro Locker e da Rua Benedito Carollo. A rodovia terá seis novas passarelas, sendo duas delas próximas à unidade da New Holland, uma na altura da Rua Bronislau Sitorski, uma entre as ruas Francisco Szurek e Dr. Ivan Ferreira do Amaral, uma na altura da Rua Cidade de Campos Novos, e a última entre a rua do Semeador e Rua Juarez Bertolini.

Também serão implantadas ciclovias em ambos os sentidos do contorno entre o trevo para Campo Largo e o trevo para Araucária, em uma extensão de 13,7 km.

Fonte: CBN/Grasiani Jacomini Foto: Divulgação

 

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Nov/2024
Top