Nova avaliação da BR-277 deve ser feita nesta segunda; trânsito segue em meia pista
24 de outubro, 2022
O trecho do KM 42 da BR-277, que liga Curitiba ao litoral paranaense, deve ser reavaliado nesta segunda-feira (24). A região sofreu com a queda de uma barreira nos dias 14 e 16 de outubro. Em nota o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que “mobilizou um geólogo especialista, que está analisando o complexo onde ocorreu o rompimento parcial do talude de corte em rocha, juntamente com a equipe de engenheiros que prestam apoio permanente para o DNIT nos trabalhos de manutenção rodoviária”.
As autoridades aguardam um relatório com a análise dos peritos, que deve indicar se o trecho está seguro e se pode ter o trânsito de veículos liberado na região. Atualmente a pista, que fica em Morretes, está com o fluxo impedido na faixa sentido Paranaguá, e um desvio de 500 metros permite o fluxo em meia pista em ambos os sentidos. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está no local e orienta os motoristas que trafegam por lá.
Durante o fim de semana, houve registro de filas e congestionamento no trecho, que chegaram a 7 km. Na manhã desta segunda-feira a PRF informou que o tráfego flui na região, mas há filas no sentido litoral, com aproximadamente 3 km de congestionamento.
Depois do registro de um incidente envolvendo caminhões que desceram pela contramão após o desvio, o DNIT também informou que “a sinalização e dispositivos de segurança foram instalados desde o primeiro dia da ocorrência, sendo melhorada e reforçada desde então, com cones, barreiras, placas e dois painéis de mensagem variável” e disse ainda que “conta com o apoio da PRF e do Grupo Operacional do DER/PR, os quais controlam e monitoram o tráfego, inclusive com viaturas dispostas com giroflex no local”. No entanto, não há sinalização com luzes nos cones durante a noite.
Fonte e Foto: CBN