Inflação no setor de transporte vem desacelerando em 12 meses

Inflação no setor de transporte vem desacelerando em 12 meses

21 de outubro, 2024

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) do grupo de transporte registrou alta de 0,14%, enquanto o índice geral subiu 0,44% em setembro deste ano. Embora a inflação do setor de transporte tenha apresentado aumento, esse valor ficou abaixo do índice geral. No acumulado do ano, o cenário foi inverso. O indicador acumulado em 12 meses para o setor caiu de 4,53%, em agosto, para 3,22%, em setembro.

Divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o IPCA é um dos mais relevantes índices de inflação do país. Os dados estão no Boletim de Conjuntura Econômica de outubro, publicado no último dia 15 pela CNT (Confederação Nacional do Transporte).

No caso do óleo diesel, o desempenho foi mais favorável do que o do transporte em geral. O acumulado de 12 meses fechou setembro em -0,91%, após ter atingido 18,14% em julho. Essa deflação ocorreu após cinco meses consecutivos de alta, sendo o último percentual negativo registrado em março, -1,25%.

O volume de serviços, mensurado pela PMS (Pesquisa Mensal de Serviços), apresentou redução de 0,4% em agosto, comparada ao mês anterior, tanto no geral quanto no setor de transporte. Segundo a amostragem do IBGE, apesar do resultado negativo, a queda no volume de serviços de transporte foi menor que a de julho (-1,5%). Um dado de destaque na PMS de agosto é o aumento de +0,4% no volume de serviços no segmento de transporte terrestre.

Acesse o Boletim de Conjuntura Econômica – Outubro 2024

Fonte: CNT

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Out/2024
Top