Foz do Iguaçu terá porto seco

Foz do Iguaçu terá porto seco

03 de maio, 2024

Foz do Iguaçu, no oeste do estado, terá um porto seco. A expectativa é que o dispositivo dobre a movimentação de cargas na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.

A estrutura tem investimento previsto de R$ 500 milhões e será construída pela empresa Multilog, vencedora da licitação promovida pela Receita Federal.

Um porto seco é um terminal intermodal interno que tem conexão direta, por rodovia ou ferrovia, a um porto marítimo. Ele opera como um centro de transbordo de carga vinda do mar para destinos do interior. Ele será instalado em uma área de 550 mil metros quadrados, às margens da BR-277, com fácil acesso à Ponte de Integração Brasil-Paraguai e à Itaipu Binacional.

A previsão é que o terminal gere cerca de três mil empregos diretos e indiretos. O projeto foi dividido em duas etapas. A primeira começa a ser executada ainda no primeiro semestre, com investimento inicial de R$ 240 milhões.

Esta fase inclui a área de pátio, de 197 mil metros quadrados, destinada aos caminhões. Já a parte de armazenagem e vistoria terá sete mil metros quadrados de área coberta fechada, além de outros 600 metros quadrados de câmara fria, com três docas para o armazenamento de produtos que exigem temperaturas controladas.

O Paraguai e a Argentina estão entre os principais parceiros comerciais do Paraná. O projeto foi lançado nesta quinta-feira (2), em um evento em Foz do Iguaçu.

Fonte: BandNews Foto: Divulgação

 

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Nov/2024
Top