Encontro Paranaense do Transporte 2025
10 de março, 2025
Com o tema principal ‘A Infraestrutura no Estado do Paraná – Rodovias, Ferrovias e Portos’ acontece no dia 10 de abril, em Curitiba, a segunda edição do ‘Encontro Paranaense do Transporte 2025’, com a participação de lideranças do setor produtivo do Paraná, do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC), Portos, Ferrovias e representantes dos Governos Federal e Estadual.
“Nosso encontro é um evento de grande relevância para o setor de transportes, reunindo empresários, profissionais, especialistas e autoridades para discutir tendências, desafios e inovações que impactam a logística e a mobilidade no Paraná, além de ser posicionado como um dos principais encontros do setor de transportes do Sul do Brasil, promovendo o intercâmbio de conhecimento entre os participantes”, avalia o presidente do Sistema FETRANSPAR, Coronel Sérgio Malucelli.
O evento é uma iniciativa do Sistema FETRANSPAR e ocorre sempre no mês de abril, alusivo as festividades de aniversário da instituição, celebrado no dia 19 de abril. Neste ano o tema escolhido está alinhado ao momento pelo qual o Estado do Paraná passa em sua infraestrutura. A chegada das novas concessões de pedágio com quatro lotes já leiloados e outros dois que ainda devem ir a Bolsa de Valores.
Também entra nesta discussão o Ramal da Ferroeste que também deve ser leiloada, assim como o contrato com a empresa que hoje administra as ferrovias atualmente, deve vencer nos próximos anos e a questão da ampliação necessária para os portos do Paraná, visto que a produção do campo e das cidades cresce e os processos de importações e exportações de produtos, precisam de estruturas que atendam as necessidades dos empresários. “O Paraná vive esse momento único de oportunidades e desafios. Se não cuidarmos e não discutirmos estratégias nos dias hoje, podemos perder o momento e sofrer consequências difíceis de lidar lá na frente. Por isso, esse encontro é extremamente estratégico para o setor produtivo como um todo”, destaca Malucelli.
Reconhecimento
Além da discussão de temas relevantes para o desenvolvimento do TRC no Estado, também serão conhecidos os vencedores do Prêmio DESPOLUIR FETRANSPAR em três categorias: Empresas com 6 a 20 veículos automotores, Empresas com 21 a 50 veículos automotores e Empresas com 51 veículos automotores ou mais. “Essa é a nossa primeira premiação, mas esperamos que seja a primeira de muitas, pois, com o prêmio, queremos valorizar o comprometimento das empresas participantes no programa ambiental do transporte, além de estimular o setor na redução das emissões de poluentes dos veículos automotores do ciclo diesel, tema tão relevante a todos”, ressalta Malucelli.
O evento será realizado no Qoya Hotel Curitiba, é gratuito e voltado aos empresários, profissionais e lideranças nacionais e locais do TRC.