Dois novos leilões do pedágio no Paraná devem ser realizados até dezembro, segundo Ratinho Junior

Dois novos leilões do pedágio no Paraná devem ser realizados até dezembro, segundo Ratinho Junior

04 de setembro, 2024

O governador Ratinho Junior disse que os dois próximos leilões do pedágio do Paraná devem ser realizados até o mês de dezembro. São os lotes 3 e 6 que envolvem rodovias estaduais e federais, ligando Curitiba, o Porto de Paranaguá e os Campos Gerais às regiões Norte e Oeste do estado. As concessões representam quase R$ 35,1 bilhões em investimentos, com a previsão de quase 600 quilômetros de duplicação e a implantação de diversos contornos.

Os dois trechos englobam mais de 1,2 mil km de rodovias. No Lote 3 está prevista a implantação de 71,7 quilômetros de contornos e a duplicação de 116 km de trechos. Já para o Lote 6 são planejados 13,7 quilômetros de contornos e 445,4 km de duplicação. Ambos os lotes contemplam a criação de ciclovias, passagens de fauna e flora, bem como diversas correções de traçados e pontos de ônibus.

A declaração do governador com relação aos novos lotes foi dada nesta terça-feira (3) no lançamento de um projeto de conscientização para combater violência contra a mulher.

O governador também comentou sobre a lei que permite o início dos estudos de desestatização da Ferroeste. Para Ratinho Junior ainda deve levar um tempo até que a modelagem seja proposta e a expectativa é que seja um projeto de mais de 10 bilhões de dólares.

O governo estadual vai contratar um estudo para apontar a melhor modelagem do processo, que deve ser concretizado em um leilão na B3, em São Paulo. A ideia é que o negócio contemple um pacote de investimentos na ferrovia e no terminal da empresa em Cascavel, modernizando as estruturas já existentes. Esse mapeamento também vai apontar o valor da empresa (valuation) e embasar as discussões que serão promovidas com o setor produtivo. Todo esse processo pode levar até 18 meses.

O principal objetivo da lei, de acordo com o governo do Estado, é potencializar os investimentos no modal ferroviário, promover redução de custos logísticos para o setor produtivo e apoiar a expansão das cooperativas e da produção agropecuária do Paraná nos próximos anos.

Um dos principais ativos da Ferroeste atualmente é a concessão da ferrovia entre Guarapuava e Dourados, no Mato Grosso do Sul, por mais cerca de 60 anos (a concessão de 90 anos do governo federal começou a valer em 1998). Esse período é prorrogável por mais 90 anos. O trecho Cascavel-Dourados nunca foi construído, mas o processo de desestatização vai deixar essa possibilidade para o novo controlador.

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Fonte e Foto: CBN/Felipe Harmata/Bruno de Oliveira

 

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