Cobrança da tarifa do novo pedágio começa no primeiro trimestre de 2024, segundo ANTT

Cobrança da tarifa do novo pedágio começa no primeiro trimestre de 2024, segundo ANTT

28 de agosto, 2023

A cobrança da tarifa de pedágio, dentro da nova etapa de concessão de rodovias do Paraná, deve começar no primeiro trimestre de 2024. A previsão é da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que conduziu o processo do leilão do lote 1 do projeto, na última sexta-feira (25).

A vencedora do certame foi a Infraestrutura Brasil Holding XXI S.A, que se vai se tornar a responsável por administrar os 473 quilômetros do lote 1, que abrange rodovias federais e estaduais que cortam as cidades das regiões de Curitiba, Centro-Sul e Campos Gerais.

Segundo a ANTT, após a homologação do certame, a assinatura do contrato com a entrega de todos os documentos necessários e o cumprimento de todas as condições previstas no edital está prevista para dezembro. A concessionária assume efetivamente 30 dias após a assinatura do contrato, ou seja, com previsão, em janeiro de 2024, quando se começa a operação e prestação dos serviços.

A abertura das praças de pedágio ocorre após uma revitalização da estrutura e vistoria da ANTT, com estimativa para o primeiro trimestre do ano. Somente após disso haverá início da cobrança da tarifa de pedágio.

Já o governo do Estado anunciou que ainda não é possível cravar uma data para a cobrança das tarifas. O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, explicou que isso só deve acontecer após obras de manutenção das rodovias.

O lote 1 contempla cinco praças de pedágio. A partir do início da cobrança de tarifa, os valores vão variar de R$ 7,51 e R$ 9,90 para automóveis de passeio, conforme a região.

A Infraestrutura Brasil Holding XXI S.A., do grupo Pátria Investimentos, será responsável pela operação, conservação, ampliação e manutenção do Lote 1 do Paraná por 30 anos. A empresa já tem experiência em outras concessões de rodovias. Segundo Jorge Bastos, responsável pela Infra SA, este foi um modelo diferenciado.

Há previsão de investimentos de R$ 7,9 bilhões, dos quais 47% serão destinados à expansão e melhoria da capacidade das rodovias, de acordo com as diretrizes do projeto. Outros R$ 5,2 bilhões serão direcionados para investimentos em serviços gerais e administrativos, tais como serviços médicos e mecânicos, áreas de descanso para caminhoneiros, sistemas de balanças e pesagem, entre outros. No total, estão previstos R$ 13,1 bilhões de investimentos totais para o Lote 1.

Fonte: CBN/Joyce Carvalho Foto: CBN

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