Transpanorama e Sest Senat Maringá lançam programa inédito para PCDs no Brasil
13 de dezembro, 2021
A empresa Transpanorama, em parceria com o Sest Senat Unidade Maringá, lançaram no início deste mês de dezembro o Programa TP + Inclusão, voltado para a capacitação e contratação de Pessoas com Deficiência (PCD). A ação é pioneira no Brasil, desenvolvida por uma empresa de transporte rodoviário de cargas, e tem o objetivo de qualificar e proporcionar o desenvolvimento de uma carreira em um dos modais logísticos mais importante do país.
O presidente da FETRANSPAR e do Conselho Regional do SEST SENAT, Coronel Sérgio Malucelli, acompanhou o lançamento do programa. “É um orgulho e privilégio em ver o setor de transporte de cargas tomando a dianteira em parcerias de inclusão social”, destaca Malucelli.
Contratações
Antes de começarem a desempenhar atividades na Transpanorama, os participantes do programa estão frequentando aulas teóricas no Sest Senat. O curso começou as suas atividades no dia 24 de novembro. Esta primeira fase deverá ser executada até à véspera do Natal. Todos já estão contratados como celetistas, ou seja, já são remunerados pela transportadora. O material didático do curso também foi providenciado pela empresa, sem custo para o PCD. A parte pedagógica do programa foi desenvolvida pela mestre em Educação, Fátima Cristina Souza, e o Sest Senat. O recrutamento e a seleção dos participantes envolveram o departamento de RH da Transpanorama, a Agência do Trabalhador e ONGs que trabalham com pessoas com deficiência, como a Associação dos Deficientes por Amputação de Maringá (Assama).
Além do investimento na capacitação dos PCDs, a empresa tem feito trei¬namentos de sensibilização com a equipe de gestores, por exemplo, para se comunicarem corretamente com os PCDs, permitindo uma inclusão empática e que empodere os novos contratados. Como parte deste ciclo, no dia 29 de novembro, Ana Carmem Dias, colaboradora da Agência do Trabalhador de Maringá e membro do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, esteve conversando com a equipe. Ela é uma pessoa com deficiência visual e reforçou a relevância de ações
como essa.
Durante as suas instruções, Carmem salientou a importância de entender o outro antes da deficiência, que ele é capaz de executar tarefas. “É importante desenvolver a empatia, se colocando no lugar do outro. Também é fundamental ter uma comunicação assertiva”, aponta.
O programa TP + Inclusão materializa os esforços que a Transpanorama vem empreendendo no sentido de promover a equidade entre seus cola¬boradores, ofertando treinamento inicial que os possibilite desenvolver competências, habilidades e atitudes capazes de gerar oportunidades de crescimento pessoal e, por consequência profissional. “Ao ingressarem na empresa, nossos novos colaboradores serão acompanhados quanto a suas aprendizagens e o desenvolvimento de suas funções, terão acesso a plano de carreira e a universidade corporativa para que se motivem a dar continuidade a seus estudos”, disse Roseli Baroni, gerente de RH da Transpanorama.
Segundo Claudio Adamuccio, diretor Administrativo da Transpanorama e diretor Presidente do G10, o TP + Inclusão vem com a missão de de¬monstrar o olhar que a transportadora tem para pessoas com deficiência, proporcionando uma carreira profissional numa das maiores transpor¬tadoras do Brasil. “A Transpanorama tem se preparado constantemente para receber PCDs e tem divulgado todas as suas vagas para pessoas com deficiência”, ressalta.
Fonte – Informativo FETRANSPAR Dez. 2021
Foto – Divulgação