24 de agosto, 2022
A Transformação Digital, neste ano, deve movimentar ao redor do mundo cerca de USD 2,5 trilhões, equivalendo a 156% do PIB brasileiro em 2021.
Essa transformação precisa ser lastreada em um plano de ação sólido, no qual, tenha-se muito bem definido: Como?; Quando?; Onde?; Quem?; Quanto?; O que?; Por que? fazer essa transformação.
Portanto, ela vai muito além do que simplesmente digitalizar ou utilizar soluções tecnológicas na sua organização.
Para torná-la uma realidade, a sua empresa precisa ser encorajada a promover uma mudança cultural e consequentemente de mindset, de modo que todas as suas áreas sejam adeptas à lógica desse mundo digital, caracterizado por avanços tecnológicos que não param de surgir.
No entanto, qual é a lógica desse mundo digital?
Você alguma vez já deve ter se deparado com a expressão “Mundo VUCA”.
VUCA é um acrônimo que, em inglês, representa os adjetivos: volátil, incerto, complexo e ambíguo.
Essa comparação tem algum sentido para você?
Particularmente, não identifico uma expressão que melhor defina o mundo em que vivemos.
Portanto, em tempos onde o dinamismo e a competitividade imperam de forma mais acirrada, a necessidade de modelar os dados, transformando-os em informações precisas, para a tomada de decisões cada vez mais assertivas, ao menor tempo e custo possíveis, deixou de ser um diferencial e passou a ser uma questão de sobrevivência para a sua empresa, independentemente do seu tamanho e de qual produto ou serviço ela ofereça.
Além disso, vale ressaltar que essa transformação é cíclica e contínua, pois, à medida em que novas tendências e tecnologias vão aparecendo é preciso que a sua corporação esteja atenta a essas mudanças e com isso, possa adaptar-se tempestivamente a esse novo cenário.
Afinal, como você pode promover a transformação digital na sua empresa?
Em síntese, tenha sempre uma visão de futuro para o seu negócio e com base nessa visão, contrate ferramentas digitais que correspondam com a realidade da sua empresa. Em seguida, invista na capacitação e na preparação dos seus colaboradores, para que eles possam atuar como verdadeiros agentes de transformação. Esses agentes precisam ter uma visão disruptiva do seu negócio e, com isso, identificar como migrar as atividades, processos e documentos físicos para o meio digital, em cada área da sua empresa. Por último, nunca tema as mudanças, porque a transformação digital também é um processo de melhoria contínua.
Foi com esse propósito de transformação e de disrupção que, na Matrixcargo, desenvolvemos uma plataforma digital que oferece soluções logísticas colaborativas e com isso proporciona sinergias operacionais e maximiza os resultados de todos os agentes envolvidos no processo logístico.
Rafael Silva Mansur
Engenheiro Civil pela UFPR e CEO da Matrixcargo