25 de agosto, 2023
O presidente do Sistema Fetranspar, Coronel Sérgio Malucelli e o presidente do Sindiponta, Edis Luis Moro Conche representaram o setor de transporte de cargas rodoviário paranaense, durante o leilão do primeiro lote de concessões rodoviárias do Estado do Paraná.
O vencedor foi a Infraestrutura Brasil Holding XXI S.A., controlada pelo Grupo Pátria, que apresentou proposta de desconto de 18,25% na tarifa básica. Já o Consórcio Infraestrutura Paraná, do Grupo Equipav, ofereceu de 8,33%.
“Tivemos um trabalho longo nesses últimos anos. Chegamos a um momento marcante para a infraestrutura do Paraná. Sempre defendemos mais obras, tarifa justa e um processo transparente. Creio que isso é um sinal de que começamos esse processo de forma correta”, avaliou o presidente do Sistema Fetranspar, Sérgio Malucelli.
“Cumprimento todas as federações, entre elas a Fetranspar, que nos ajudaram muito com suas sugestões para que pudessem chegar neste momento. Promover um processo transparente no qual culmine com o benefício para o povo paranaense é o nosso compromisso nessas novas concessões”, destacou o Governador Carlos Massa Ratinho Junior durante seu pronunciamento na Bolsa de Valores.
Relembro os principais pontos do Lote 01 de Concessões
O lote: 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais entre Curitiba, Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais do Paraná.
Rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427.
Investimento de pelo menos R$ 7,9 bilhões em obras de melhorias e manutenção.
Aproximadamente R$ 5,2 bilhões em custos operacionais durante o período: serviços médico e mecânico, pontos de parada de descanso para caminhoneiros e sistema de balanças de pesagem.
Lote 2: 344 quilômetros serão duplicados
210 quilômetros receberão faixas adicionais (terceiras faixas).
44 quilômetros de novos acostamentos
31 quilômetros de novas vias marginais
27 quilômetros de ciclovias
86 viadutos, trincheiras e passarelas.
Obras incluídas
Duplicação completa de 157 quilômetros da BR-277 entre São Luiz do Purunã e o Trevo do Relógio em Prudentópolis;
Duplicação da BR-373 entre Ponta Grossa e o Trevo do Relógio;
Duplicação da Rodovia do Xisto entre Araucária e a Lapa;
Duplicação da PR-423 entre Araucária e Campo Largo;
Duplicação do Contorno Norte de Curitiba;
Instalação de faixas adicionais na BR-277 entre Curitiba e a Sprea (entroncamento da BR-277 com a BR-376),
Faixas adicionais e vias marginais no Contorno Sul de Curitiba.
Cinco praças de pedágio: São Luiz do Purunã (BR-277), Lapa (BR-476), Porto Amazonas (BR-277), Imbituva (BR-373) e Irati (BR-277).
O modelo final de concessão aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) manteve os principais pontos defendidos pelo Governo do Paraná e o setor produtivo do Estado desde o início da tramitação do processo, aliando preço justo e disputa pela menor tarifa, garantia de obras e ampla concorrência.
O leilão vai ocorrer por disputa com base na menor tarifa por quilômetro rodado - nesse caso, R$ 0,10673/km (aproximadamente dez centavos). Ou seja, levará a disputa a empresa/consórcio que oferecer o maior desconto sobre o teto estabelecido.
A principal novidade é a existência de um aporte para descontos muito altos. O dispositivo é acionado a partir dos 18%, com o valor de R$ 100 milhões aportados a cada ponto percentual de desconto até os 23%. Entre 23% e 30% de desconto, o valor adicional deverá ser de R$ 120 milhões a cada ponto, que passará a ser de R$ 140 milhões para descontos acima de 30%, de forma cumulativa.
Fonte e Fotos: Assessoria Sistema Fetranspar