12 de dezembro, 2024
O presidente do Sistema Fetranspar e coordenador do G7, Coronel Sérgio Malucelli, nesta quinta-feira (12), está em SP para acompanhar o leilão do Lote 3, junto ao governador Ratinho Jr. e ao vice-governador, Darci Piana e demais autoridades do setor
O Lote 3 do chamado Sistema Integrado de Rodovias do Paraná, projeto desenvolvido a partir de uma parceria entre os governos Estadual e Federal foi leiloado na Bolsa de Valores de São Paulo, nesta quinta-feira (12). A empresa CCR S.A ofereceu o maior valor percentual de desconto sobre a tarifa básica de pedágio, 26,60%.
“Tivemos quatro consórcios concorrendo. Chegamos a um vencedor que foi o grupo CCR. É uma resposta boa, tudo feito com muita transferência, com muita disputa e agora esperamos que a CCR cumpra com o contrato e nós estaremos acompanhando todos os serviços e ações realizadas, com obras necessárias para dar fluidez ao tráfego para que os transportadores tenham maior agilidade em suas atividades”, comenta o presidente do Sistema Fetranspar e coordenador do G7, Coronel Sérgio Malucelli.
Ao todo são 569 km, que vai ligar o norte do Paraná, em Sertanópolis e Londrina, até o Trevo do Espré, próximo à Curitiba. “Esperamos que tenha um deságio satisfatório e que o preço seja justo. É muito importante para o Estado Paraná, para o setor produtivo e muito importante para o transporte de cargas do nosso estado”.
O lote é composto pelas rodovias BR-369/373/376/PR e PR-090/170/323/445, totalizando 569,7 km de extensão. O lote conecta importantes trechos, como Mauá da Serra a Londrina e Sertanópolis, além de interligar o Paraná aos estados de Santa Catarina e São Paulo.
O projeto prevê investimentos de quase R$ 16 bilhões. As melhorias incluem a duplicação de 132,6 km de rodovias, a implantação de 24,6 km de faixas adicionais, 61,7 km de vias marginais e 61,6 km de contornos. Também estão planejados dois Postos de Parada e Descanso (PPDs), localizados na BR-376 e na PR-323, além de 22 passarelas, duas áreas de escape, oito passagens de fauna e 14,9 km de iluminação no trecho da Serra. A estimativa é de geração de 143 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda.
Confira as propostas finais de cada proponente:
CCR S.A. - 26,60% (Terra Investimentos)
Infra BR V Missouri Holding I S.A. - 26,50% (Guide Investimentos)
Consórcio Infraestrutura PR - 25,90% (Necton Investimentos)
Consórcio Paraná 4UM Opportunity - 16,42%