19 de julho, 2021
O advogado e professor Valdemar Bernardo Jorge iniciou sua vida pública há três anos com o propósito de fazer da política um canal de promoção do bem comum, viabilizando projetos que mudam a vida das pessoas. No início do atual governo, foi convidado a assumir a Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes e desde então, vem desenvolvendo projetos fundamentais para o Estado, entre eles, o Plano de Retomada Econômica 2021/2022, o Programa Paraná Produtivo e o Plano Estadual de Desenvolvimento de Longo Prazo. Valdemar é casado com Luciana Helena Guerra Assumpção e pai de três filhas: Gabriella, Laura e Marianna. Nesta entrevista à Revista FETRANSPAR ele fala dos projetos em andamento para a infraestrutura no Paraná, acompanhe os principais pontos:
Infraestrutura rodoviária paranaense
O Paraná possui a maior rede rodoviária pavimentada do Sul do Brasil, com estradas que interligam o interior à capital e a outros estados. Nós temos por exemplo, a BR-277 um dos principais corredores rodoviários, com grandes trechos já duplicados, e que é o principal acesso aos portos de Paranaguá e Antonina. Temos obras importantes já concluídas, como trechos da BR-469, PR-445 e PR-323. Apesar da pandemia, o Estado conseguiu avançar na área de transportes. Temos um Banco de Projetos, sendo que R$ 50 milhões já foram contratados e vão resultar em R$ 3 bilhões de obras. Outros R$ 58 milhões estão sendo contratados e vão gerar mais R$2,5 bilhões em investimentos em estradas e edificações.
Melhorias em andamento
Somos um dos principais produtores do agronegócio nacional e além disso, nossas estradas são rotas para o escoamento das safras de outros estados até Paranaguá e principal meio de transporte de safras da agricultura paranaense. Mais da metade da nossa produção de grãos é enviada para exportação por caminhões pelas rodovias do Estado. Ao viajar pelas nossas estradas, vemos um Paraná em obras. Temos uma boa relação com o governo federal, o que permite grandes investimentos, como o da Itaipu Binacional na Estrada Boiadeira, uma obra esperada há anos pelos moradores da região. A boa gestão fiscal do Estado tem dado condições ao Governo para realizar investimentos em obras e infraestrutura aqui no Estado. Exemplo é a parceria do DER com o BID. Essa parceria garante 12 novas obras para rodovias estaduais, num valor de R$ 409,8 milhões – como a PR 364 entre Irati e São Mateus do Sul, a duplicação do trecho Maringá-Cianorte, a duplicação da PR-445 no trecho Londrina-Irerê e o acesso à PR- 912, em Coronel Domingos Soares.
Projetos futuros
Quando nos falamos de transporte, estamos falando também do produtor rural, da segurança e do escoamento da nossa produção. As empresas de transporte carregam as riquezas do nosso Paraná. Logo que veio a pandemia, nossa primeira preocupação foi com a saúde, na preservação da vida das pessoas, e em seguida, nos empenhamos para garantir o abastecimento das cidades, garantir que a produção agrícola, a agroindústria e nossas cooperativas pudessem escoar suas produções. E nesse desafio, o Governo pode contar com as empresas de transporte.
Precisamos ter rodovias em plenas condições e o Governo do estado tem feito muito pela infraestrutura rodoviária, como duplicação da BR-277 em Guarapuava, obra com quase quatro quilômetros de pistas duplas na área urbana da cidade e o Trevo Cataratas, que após anos de luta, recebeu investimento para obra. Recentemente estive representando o Governador Ratinho Junior, na inauguração da Unidade SEST SENAT em Cascavel que permite ampliar a eficiência das empresas de transporte no Paraná, oferecendo capacitação profissional e serviços de saúde.
É mais desenvolvimento para a região e contribuição no aprimoramento do setor e trabalhadores do transporte. E ainda, temos que considerar as boas notícias, recém anunciadas pelo governo do Estado. Com o novo modelo de concessão das rodovias que cortam o Paraná, a tarifa do pedágio vai baixar e as obras vão acontecer. Com isso, o Paraná avança no plano de tornar-se um hub logístico, como tem sido defendido pelo governador Ratinho Junior. O modelo prevê investimentos de R$ 42 bilhões nos próximos 30 anos que, serão aplicados em 3,3 mil Valdemar Bernardo Jorge Advogado e professor quilômetros, com a duplicação de mais de 1.700 quilômetros de rodovias, a construção de contornos urbanos, faixa adicional nas rodovias já duplicadas e terceira faixa para apoio ao trânsito.
Também, sinal de wi-fi em todos os trechos de estradas, câmeras de monitoramento e iluminação em LED para mais segurança. As duplicações, por exemplo, visam ampliar os principais corredores logísticos do Estado, o que darão vias mais seguras para o escoamento da produção do agronegócio até o Porto de Paranaguá. Entre as obras, estão incluídas a duplicação total da BR-277 e ampliações na Serra de Paranaguá até o nono ano de concessão, além da duplicação da Rodovia do Café.
Porto de Paranaguá
Para a ampliação dos cais e modernização do Porto de Paranaguá já foram investidos mais de R$ 200 milhões, além das parcerias que foram firmadas para inovações, tecnologia e modernização dos portos paranaenses. Mas, a gente sabe da importância de investimentos na mobilidade e acessibilidade para o escoamento da produção. O investimento da empresa pública Portos do Paraná foi de R$ 12,7 milhões nos últimos anos. Essa obra é considerada fundamental para melhorar o trânsito pesado da região e agilizar a movimentação de cargas em direção ao Porto de Paranaguá. O Porto movimenta 50 milhões de toneladas por ano e a previsão é ultrapassar as 80 milhões no médio prazo. Outro projeto é a restauração da Avenida Ayrton Senna, entre o entroncamento com a BR-277 e o Porto. A obra está em andamento com previsão de entrega ainda nesse mês de julho. O Investimento de R$1,67 milhão e o projeto inclui melhorias para a adequação da capacidade e da segurança da rodovia.