20 de outubro, 2017
Durante toda a semana, entre os dias 16 e 20, está acontecendo, em São Paulo, o 21º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas (Fenatran). O presidente da FETRANSPAR, Sérgio Malucelli, está presente representado o Paraná. Para ele, o evento reflete a recuperação do país e a retomada do desenvolvimento do setor.
“Observamos a participação ativa e o otimismo dos fornecedores e empresários de transportes de todas as montadoras de caminhões e implementos rodoviários, o que demonstra que o país está retomando o caminho do crescimento”, avalia Malucelli.
Entre as várias reuniões, que aconteceu em paralelo ao salão internacional, também foi discutido assuntos, que estão em evidência no TRC como, por exemplo, o marco regulatório, impactos dos tributos sobre o setor e o surgimento do seguro garantida para depósitos judiciais.
O presidente da FETRANSPAR, Sérgio Malucelli, acompanhado (da esq. à dir.) dos diretores da NTC&Logística Panzam, Marcelo Patrus e Francisco Pelucio
Reunião NTC&Logística
Reunião sobre a representação das entidades sindicais
Empresas latino-americanas fecham negócios na FENATRAN
Durante dois dias, foram realizadas Rodadas de Negócios com compradores e exportadores em reuniões exclusivas para fecharem acordos comerciais em mesas promovidas pela ANFIR (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviário). A iniciativa tem o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Empresas da Bolívia, Colômbia, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai marcaram presença. Um dos compradores, o boliviano Iván Jorge Ortega Catoira, assessor comercial da Hansa, empresa que atua em vários segmentos do seu país como energia, telefonia, transporte, construção, etc, conta que este já é o décimo ano que faz negócios com o Brasil. “É muito fácil comprar aqui, a entrega é feita em só sete dias”, diz.
A empresa, que atua também no setor rodoviário na Bolívia, é parceira da brasileira Facchini e, até quarta-feira, já tinha comprado cinco caminhões da Usimeca, fabricante de equipamentos de limpeza urbana. Para Ortega Catoira, as rodadas e o Salão acontecerem ao mesmo tempo facilitaram muito as negociações. “Foi um bom casamento”, disse.
Rossetti prevê crescimento de 30% em 2018
O movimento dos dois primeiros dias da FENATRAN no estande da Rossetti já é maior que todos os dias da edição passada do evento. Segundo Peter Oliveira, responsável pelo Marketing da empresa, há um forte sinal da retomada do setor de construção civil pesada, segmento estratégico para a empresa, tendo em vista o número de cotações e de potenciais clientes que a Rosseti vem atendendo desde julho passado, incluindo as visitas na FENATRAN. “Tivemos uma queda nas vendas de basculantes, que é a nossa especialidade, de cerca de 80% nos últimos anos, mas felizmente estamos projetando um crescimento de 30% para o próximo ano”, resumiu Oliveira. Segundo ele, as obras civis que estavam paradas no país por conta da crise estão sendo reativadas e, consequentemente, os equipamentos necessários precisam ser renovados.
Produtos licenciados
Na esteira de todo grande fabricante de caminhões, o mercado de vestuário, miniaturas, acessórios de moda, brinquedos e outros artigos para uso pessoal, ligados às marcas, fazem a alegria dos fãs. Assim como no segmento automobilístico, em que lojas com produtos licenciados fazem sucesso de público, as marcas de caminhões disponibilizam nas suas concessionárias um espaço para a venda de camisetas, bonés, chaveiros, mochilas, botas, entre outros. Todas elas levaram à FENATRAN uma amostra dos seus produtos licenciados.
A Scania possui uma série de artigos não só para o público masculino, pois contempla também as mulheres que se identificam com a marca oferecendo blusas, camisetas baby look e jaquetas. Todos os produtos da Scania vêm da Bélgica, onde a marca mantém uma fábrica exclusiva para os “brands products”. Segundo Diogo Caldeira, responsável pelo Marketing de produtos, só para a FENATRAN a Scania importou uma tonelada de itens.
Na MAN, variedade e preços acessíveis são a aposta para conquistar os fãs da marca. De acordo com Alexandre Campiotti, supervisor de marketing Latin America, a ideia da empresa é fazer algo similar à Disney, em que na saída do estande esteja a loja de produtos. Campiotti conta que os consumidores têm orgulho de vestir a marca e que não são apenas os donos de veículos da montadora que compram na loja, pois os clientes são ecléticos. Roupas e acessórios, masculinos e femininos, fazem parte da linha de produtos da MAN. O caminhão de pelúcia da “nova família Delivery”, por exemplo, foi criado especialmente para FENATRAN e, após a feira, entrará de vez para o catálogo de produtos.
Também fiel ao seu público direto, a IVECO lançou recentemente um kit para caminhoneiro, composto de manta para o frio, chinelo, bolsa de viagem entre outros. A marca mantém várias lojas em concessionárias e possibilita a compra pelo seu site (http://ivecostore.com.br/).
A Resfri Ar, fabricante de climatizadores de ar, calibradores de pneus e acessórios, mantem a marca “Heróis da Estrada” e mostra na FENATRAN sua linha “Paixão de pai para filho”, com camisetas, bonés, mochilas, toalhas, bota, miniaturas e demais produtos para que gosta de estar na estrada.
Caminhões clássicos
Quem é fã da nostalgia dos veículos pesados ganha uma atração a mais na FENATRAN 2017. Além de conhecer os modelos mais modernos e até mesmo protótipos das principais fabricantes, é possível encontrar relíquias de diversas décadas da Scania, Mercedes-Benz e Volvo.
A Scania trouxe à FENATRAN dez modelos históricos da marca, a partir da década de 50. Entre os que mais chamam atenção está o Scania-Vabis L71 (1957); o L111 S (1979) e o LK 140 (1977), um dos primeiros com cabine avançada (os “caras-chatas”, que hoje em dia dominam o mercado brasileiro). Há também uma versão camuflada do P 360 DB 6X6, que, a pedido do Exército, possui motor Euro3, que permite rodar com qualquer tipo de diesel.
Dentro do São Paulo Expo o modelo mais antigo é o Volvo Series 2, do final dos anos de 1920, segunda versão do primeiro caminhão criado pela marca sueca, e que alcançou rápido sucesso. Na Mercedes-Benz é possível encontrar o popular L-1111, primeiro caminhão da marca com cabine semiavançada, que chegou no Brasil em 1964 e é, junto com o L-1113, os campeões de vendas na história do Brasil. Inspirado nesses clássicos, a Mercedes lançou na FENATRAN o Actros Série Especial, uma edição limitada e exclusiva de 21 unidades do top de linha da marca que ganha design retrô. “A escolha de 21 caminhões é uma forma de ressaltar a importância da 21ª edição da FENATRAN, evento que contribui para o desenvolvimento do setor”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Fonte: Assessoria de Comunicação com NTC&Logística Fotos: Divulgação