25 de março, 2022
A montadora de veículos comerciais chinesa XCMG anunciou o início da produção de sua nova linha de caminhões de mineração, batizada de XDE440. O novo produto é o maior caminhão rígido de mineração com tração traseira do mundo, e pode transportar até 400 toneladas de carga.
A primeira unidade foi vendida para a empresa de mineração China Minmetals Corporation. De acordo com a montadora, o novo caminhão pode operar por mais de 7.300 horas por ano, oferecendo 95% de disponibilidade.
“Para atender a esses requisitos de carga, desenvolvemos de forma independente o maior redutor de rodas e o freio a disco úmido mais forte do mundo que pode atingir tração, o que equivale a um trem de alta velocidade de 16 vagões lotado da China Railway e facilitará efetivamente os limites de capacidade de transporte nos locais de mineração”, disse Xie Heping, projetista de P&D dos projetos de maquinário de mineração da XCMG.
A equipe de P&D da XCMG utilizou de forma independente uma série de tecnologias centrais internacionais como tração inteligente de frequência variável, acionamento de cubo de rodas de alto torque, proteção de rotação da cabine, projeto antifadiga de grandes componentes de suporte de carga e muito mais.
A XCMG oferece uma linha completa de equipamentos para mineração, com escavadeiras de mineração de 70 a 700 toneladas, caminhões basculantes de mineração de 30 a 440 toneladas, maquinários de trituração e peneiramento de 100 a 6.000 toneladas/hora, motoniveladoras de 350 a 550 cavalos de potência, entre outros.
“No futuro, a XCMG fará o possível para oferecer garantias de serviço em todo o ciclo de vida do produto, ajudar nossos clientes a maximizar seu valor e contribuir em conjunto para o desenvolvimento inteligente, seguro e ecológico do setor de mineração”, disse Wang Min, presidente e CEO da XCMG.
Fonte: Blog do Caminhoneiro/Rafael Brusque Foto: Divulgação/Ilustrativa