28 de julho, 2023
A safra 2022/2023 deve chegar a 46,7 milhões de toneladas de grãos no Paraná, com área plantada de 10,8 milhões de hectares. A estimativa é do Departamento de Economia Rural (Deral). A expectativa representa um aumento de 37% no volume e redução de 1% na área plantada comparativamente ao último ciclo. De acordo com o agrônomo do Deral, Carlos Hugo Godinho.
A produção de soja teve aumento de 80% neste ciclo, com 22,4 milhões de toneladas em uma área de 5,8 milhões de hectares. O feijão, que teve encerramento da colheita neste mês, acrescentou mais 700 mil toneladas. Já o milho está na segunda colheita, a mais importante e tem previsão de totalizar 14 milhões de toneladas. Expectativas também positivas para os cereais de inverno, com crescimento de 30% na produção de trigo, mas isso ainda depende de fatores ambientais, conforme o agrônomo.
Os preços das commodities tiveram aumento na última semana, com o ataque russo aos portos ucranianos, os dois países são grandes produtores e a Rússia o principal exportador de milho e trigo. No caso da soja, a alta foi influenciada pela redução da safra nos Estados Unidos, país que é o segundo maior produtor mundial.
Fonte: BandNews/Amanda Yargas Foto: AEN