10 de fevereiro, 2023
O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), afirma que o estado não vai abrir mão do modelo de concessão de pedágios debatido durante a gestão anterior. Ainda não há um prazo para a conclusão do edital, mas a expectativa do Palácio Iguaçu é concluir o assunto em 2023. Na abertura do ano legislativo, nesta segunda-feira (6), ele voltou a defender que o leilão aconteça na Bolsa de Valores. Pela proposta atual, devem ser declaradas vencedoras as empresas que oferecerem a menor tarifa para os usuários. Além disso, as futuras concessionárias devem garantir investimentos em obras de melhorias nas rodovias:
Segundo Ratinho Junior, técnicos ligados ao Governo do Estado mantêm reuniões regulares com a ANTT, a Agência Nacional de Transportes Terrestres. O órgão federal será o responsável por definir o modelo das futuras concessões. Em relação às primeiras versões da proposta, o Governo do Paraná agora defende uma diminuição da “curva de aporte” dos investimentos. Na visão do Palácio Iguaçu, a manobra é fundamental para aumentar a competitividade e viabilizar tarifas de pedágio mais baixas para os usuários.
Os antigos contratos de concessão das rodovias do Anel de Integração foram encerrados há 15 meses. O novo modelo é debatido desde 2020. Uma proposta oficial foi apresentada em 2021, com a previsão de concessão de mais de 3 mil quilômetros de rodovias estaduais e federais e investimentos de R$ 44 bilhões em 30 anos. No entanto, com a aproximação do ano eleitoral, as tratativas junto ao Ministério da Infraestrutura esfriaram.
Fonte: Band News/Angelo Sfair Foto: Divulgação