24 de junho, 2024
O G7, grupo composto por sete entidades representativas do setor produtivo paranaense e coordenador pelo presidente do Sistema Fetranspar, Sérgio Malucelli, reuniu-se nesta segunda-feira (24), na sede do Sebrae para discutir o Colapso dos portos do Sul e ferrovias.
O encontro contou com uma palestra do especialista em infraestrutura Luiz Henrique Dividino, ex-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), que ressaltou o baixo índice de cargas que chegam hoje a Paranaguá por ferrovias, não alcançando 20% do total, enquanto portos como o de São Francisco do Sul (SC) alcançam índices de até 50%.
“Dentro do que é possível, nós temos um serviço adequado, porém tem muito para fazer ainda. Temos que expandir o sistema de expedição no interior, de recepção no porto, melhorar a Serra do Mar, então realmente nós temos um desafio”, ressalta Dividino.
Além dos presidentes, o encontro também contou com a presença do Secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros.