07 de junho, 2024
O setor de transportes tornou-se um dos destaques da economia do Brasil, criando 21. 011 empregos formais em maio de 2024, conforme informações divulgadas pelo Boletim de Conjuntura Econômica da Confederação Nacional do Transporte (CNT). Esse desempenho favorável, que destaca o setor no boletim, é motivado pelo crescimento da atividade econômica e pela crescente procura por serviços de transporte.
Durante o primeiro trimestre de 2024, o segmento gerou um total de 31. 847 novas vagas de trabalho com registro formal. Destas, 22. 561 foram atribuídas ao setor de transporte rodoviário de cargas, evidenciando a importância dessa área para a distribuição da produção e o suprimento nacional.
Raquel Serini, Coordenadora de Projetos do Instituto Paulista do Transporte de Cargas, IPTC, explica que o mercado de trabalho brasileiro está em uma trajetória favorável, marcada pela forte expansão da população ocupada e seus efeitos positivos sobre o consumo da massa salarial. Segundo o IBGE, o setor de serviços atualmente representa 59% do PIB nacional e 29% da geração de empregos.
Fonte: Jornal Diário Indústria & Comércio Foto: Divulgação