25 de janeiro, 2021
O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro cresceu 2,78% em outubro passado em relação ao mesmo mês de 2019, e acumulou alta de 16,81% nos primeiros dez meses de 2020 na comparação com igual período do ano anterior, segundo a CNA, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, e o Cepea, Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada.
A CNA e o Cepea explicam que o crescimento reflete a alta de preços, puxada pelo aumento de demanda doméstica e externa e alta do câmbio, safra recorde de grãos e a expansão da produção de suínos, aves, ovos e leite. (Fonte: CNA)
O agronegócio do Paraná terminou 2020 tendo exportado mais de 28,7 milhões de toneladas: 8,6% mais em comparação ao ano anterior e o maior volume embarcado em sua história.
Em uma pauta de exportação bastante diversificada, os produtos agropecuários paranaenses chegaram a 203 territórios ou países – ou seja, praticamente ao mundo todo.
Em volume, os principais destaques foram os produtos do complexo soja, carnes, produtos florestais e o complexo sucroenergético. (Fonte: Faep)
E de acordo com dados do Comex Stat, e reunidos pelo Ibrac, Instituto Brasileiro da Cachaça, o Brasil exportou 5,57 milhões de litros de cachaça em 2020, número 23,9% menor do que em 2019, quando foram vendidos 7,33 milhões de litros da bebida.
Esse volume representou um faturamento para o setor de US$ 9,5 milhões em 2020 – 34,8% menor do que os US$ 14,6 milhões do ano anterior, refletindo as dificuldades enfrentadas por vários setores da economia devido à pandemia. Anualmente 70 países importam essa bebida genuinamente brasileira. (Fonte: Ibrac)
Fonte: CBN Foto: Divulgação