15 de maio, 2020
Cerca de 89% das empresas que emitem nota fiscal estavam em operação no Paraná na semana passada, de acordo com o boletim conjuntural divulgado nesta quinta-feira (14) pelas secretarias de Planejamento e Projetos Estruturantes e da Fazenda.
O período que registrou maior queda no número de empresas em atividade foi entre 23 e 27 de março, logo após o Governo do Estado listar os setores essenciais e recomendar o fechamento dos não-essenciais. Cerca de 54% estavam abertas e algumas cidades atingiram patamares inferiores a 50%, como Cianorte (37%) e Umuarama (40%).
Essa análise leva em consideração apenas empresas formais que emitiram ao menos uma nota fiscal nesses dois meses. Segundo a Receita Estadual, com base nesse indicador, ainda estão fechadas aproximadamente 8,4 mil estabelecimentos do Simples Nacional e 2,3 mil do Regime Normal.
Essa variação respalda a queda de arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Paraná. No primeiro quadrimestre deste ano a perda foi de 3,8%.
Indústria
Já com relação a indústria paranaense, apenas 40% dela está em funcionamento. A afirmação foi feita pelo presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), Carlos Valter Martins Pedro.
Em alguns setores a retração chegou a 90%, desde o início das medidas para contenção do coronavírus.
A produção industrial do Paraná em março caiu 4,9% em relação ao mês anterior. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal Regional, divulgada nesta quinta-feira (14) pelo IBGE.
Fonte: CBN Foto: Divulgação