27 de setembro, 2019
A VW Caminhões e Ônibus aproveitará a edição 2019 da Fenatran, entre 14 e 18 de outubro próximo, para realizar uma série de lançamentos de seu portfólio de caminhões ao mercado brasileiro, um pacote de novidades que inclui uma versão inédita do Delivery 11.180 com tração 4x4 para serviços off-road, o pesado Constellation 24.280 com transmissão automatizada e o MAN TGX 28.440 agora com opção de suspensão pneumática.
A maior parte das novidades envolve toda a gama de modelos pesados Constellation, mas também traz melhorias para a linha Delivery, que vai estrear seus primeiros modelos com câmbio automatizado V-Tronic, conforme a empresa já havia adiantado no mês passado.
“Há uma forte tendência no mercado mundial demonstrando uma demanda maior por caminhões mais leves para a distribuição nos centros urbanos e na outra ponta, nos produtores e centros de distribuição - que estão saindo das cidades – preferindo os caminhões pesados”, observa o gerente executivo de marketing da VWCO, Luciano Cafure.
E é exatamente nestas faixas de veículos que a Volkswagen demonstra maior foco. A linha Constellation é a que traz mais novidades: o modelo 24.280 ganha opção com câmbio automatizado Eaton MHD de 10 velocidades no pacote Prime, que também tem nova configuração. O lançamento do modelo está previsto para o primeiro semestre de 2020. A versão com câmbio manual de nove velocidades continuará sendo oferecida no portfólio.
A transmissão automatizada Eaton MHD de 10 velocidades também está disponível para os Constellation 17.280 e 30.280.
Embora prefira não comentar sobre preços, Cafure argumenta que a empresa sempre trabalha com a estimativa de que versões automatizadas devam custar de 7% a 10% a mais do que suas respectivas opções com transmissão manual. Segundo seus dados, cerca de 65% dos caminhões 6x2 que rodam no Brasil são automatizados, índice que sobe para 95% nas versões 8x2.
“Nossa visão é para o produto automatizado: até o Euro 6 [2022 / 2023] acredito que 100% será automatizado; em três anos vai virar a página”, disse confirmando que a transmissão ZF de seis velocidades será pouco a pouco substituída pela caixa Eaton MHD 10 velocidades.
Também serão novos os Constellation 14.190 e 17.190, que vão substituir respectivamente os modelos de 13 e 15 toneladas de PBT: estes serão descontinuados a partir de 1º de janeiro de 2020. Ambos, equipados com motor MAN D08 de 4 cilindros, entrarão na lista de modelos disponíveis com o pacote de acabamento Robust, dedicado a caminhões vocacionais.
O vocacional Constellation Constructor 26.260 ganha a versão 8x4, tornando-o a betoneira mais leve do mercado, segundo a montadora. O modelo ficou mais leve, perdeu 1,2 mil quilos com relação ao seu antecessor e ganhou rodas de alumínio entre outras modificações, como a motorização MAN D08 de seis cilindros com 256 cv e transmissão manual ZF de nove velocidades.
Por sua vez, o MAN TGX 28.440 , que completa 10 anos de mercado brasileiro, ganha suspensão pneumática opcional para o cavalo mecânico versão 6x2.
O que há de novo nos delivery
Além dos caminhões V-Tronic já anunciados, a empresa revela o novo membro da família, o Delivery 11.180 (11 toneladas de PBT) versão 4x4 dedicado a serviços diversos em ambientes fora de estrada, como hidrelétricas, manutenção de linhas de energia e grandes centros rurais, entre outros. A chegada ao mercado é prevista para o primeiro semestre de 2020. Segundo Cafure, é um nicho onde se encaixa o modelo F4000, que deixou de ser fabricado pela Ford no Brasil após sua decisão de desistir do negócio de caminhões.
“É um produto robusto para cobrir todas as aplicações off-road no Brasil e na América Latina”, comenta o gerente de marketing. “É um mercado que tem potencial para 1 mil unidades no Brasil e nós queremos vender todos”, disse.
A versão de entrada e o mais leve da gama, o Express, passará por esta Fenatran com novo “apelido”: a empresa adotará o nome DLX, enquanto a denominação Express poderá deixar de ser utilizada aos poucos.
Fonte: Automotive Business Foto: Divulgação