Veículos elétricos querem ocupar mercado em oito anos
25 de maio, 2017
Veículos elétricos querem ocupar mercado em oito anos
De acordo com o estudo “Rethinking Transportation 2020-2030” (Repensando o transporte 2020-2030, em tradução livre), o mercado de transporte terrestre irá substituir os veículos movidos a combustíveis fósseis pelos elétricos, levando ao colapso da indústria de petróleo.
O professor de Stanford partiu da premissa de que as pessoas irão parar de dirigir para conduzir veículos elétricos autônomos, que além de serem mais baratos para fazer a manutenção, têm uma expectativa de durar mais de 1,6 milhão de quilômetros – quase dez vezes mais do que os carros comuns.
A expectativa é que a indústria se adaptará a demanda, fazendo com que se torne difícil encontrar postos de gasolina e peças sobressalentes. O professor estima que até 2024 os revendedores de peças irão desaparecer.
Além disso, os governantes irão desempenhar um papel fundamental para que isso aconteça. Após analisarem os dados sobre o desempenho dos motoristas humanos atrás do volante, os governantes irão dar preferência a carros autônomos.
De acordo com o relatório, a mudança no mercado automobilístico é uma ameaça existencial principalmente para empresas como Ford e General Motors, que terão de decidir entre a fabricação de veículos elétricos ou investir em um mercado que terá baixo lucro e entrará em colapso.
“Estamos à beira de uma das mais rápidas, mais profundas e mais conseqüentes interrupções do transporte na história. Veículos de motores de combustão interna entrarão em um ciclo vicioso de custos crescentes”, afirma Seba.
O ponto de virada do carro elétrico acontecerá nos próximos dois a três anos, quando as baterias elétricas ultrapassarem 200 milhas – mais de 320 mil quilômetros – e os preços caírem.
“O que a curva de custos diz é que até 2025 todos os novos veículos serão elétricos, todos os novos ônibus, todos os novos carros, todos os novos tratores, todas as vans novas, tudo o que se move sobre rodas será elétrico, globalmente”, disse o professor.
O relatório Rethinking Transportation 2020-2030 está disponível na íntegra em:
https://www.rethinkx.com/transportation
Fonte: Agência CNT de Notícias, com informações do jornal Telegraph - www.organicsnewsbrasil.com.br