Toyota apresenta planos para criação de caminhões a hidrogênio com 670 cv de potência
24 de abril, 2017
Toyota apresenta planos para criação de caminhões a hidrogênio com 670 cv de potência
Foto: Divulgação
A Toyota acaba de divulgar seus planos para criação de uma unidade de desenvolvimento de caminhões pesados com motores movidos à células de hidrogênio. Essa é uma aposta da Toyota para o futuro do transporte, que busca criar uma rede logística sustentável , com apoio do governo norte-americano. A versatilidade do uso do hidrogênio se dá porque o elemento é o mais abundante do universo.
O primeiro caminhão apresentado como protótipo pela Toyota está rodando na região do Porto de Los Angeles. De acordo com a montadora, o sistema de combustível de hidrogênio geraria uma potência de 670 cavalos, com 1.796 Nm de torque, com duas células de hidrogênio e baterias de 12 Kwh. A autonomia seria de 320 quilômetros.
O hidrogênio é o combustível mais limpo hoje, pois da sua queima resulta apenas água destilada. O grande problema é o custo da produção do gás, que ainda é caro frente a outros combustíveis tradicionais.
A Toyota já tem experiência nesse sistema, pois vende nos Estados Unidos o sedã Mirai, um carro movido a hidrogênio, que vendeu pouco mais de 100 unidades até hoje. Além disso, os planos da montadora contemplam ainda o desenvolvimento de ônibus a hidrogênio, que irão circular em Toquio, até os Jogos Olímpicos de 2020.
Fonte: Blog do Caminhoneiro