Setor de transportes de carga do Paraná comenta resultado do leilão de rodovias no Estado
13 de dezembro, 2024
Leilão recebeu quatro propostas na Bolsa de Valores, na tarde desta quinta-feira, em São Paulo
O resultado do leilão do lote 3 de rodovias no Paraná, nesta quinta-feira (12), já repercute no setor produtivo do Paraná. A Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar) comentou o resultado.
“Tivemos quatro consórcios concorrendo. Chegamos a um vencedor que foi o grupo CCR. É uma resposta boa, tudo feito com muita transferência, com muita disputa e agora esperamos que a CCR cumpra com o contrato e nós estaremos acompanhando todos os serviços e ações realizadas, com obras necessárias para dar fluidez ao tráfego para que os transportadores tenham maior agilidade em suas atividades”, comenta o presidente do Sistema Fetranspar e coordenador do G7, Coronel Sérgio Malucelli.
O Lote 3 do chamado Sistema Integrado de Rodovias do Paraná, projeto desenvolvido a partir de uma parceria entre os governos Estadual e Federal foi leiloado na Bolsa de Valores de São Paulo, nesta quinta-feira (12). A empresa CCR S.A ofereceu o maior valor percentual de desconto sobre a tarifa básica de pedágio, 26,60%.
Ao todo são 569 km, que vai ligar o norte do Paraná, em Sertanópolis e Londrina, até o Trevo do Espré, próximo à Curitiba. “Esperamos que tenha um deságio satisfatório e que o preço seja justo. É muito importante para o Estado Paraná, para o setor produtivo e muito importante para o transporte de cargas do nosso estado”.
O lote é composto pelas rodovias BR-369/373/376/PR e PR-090/170/323/445, totalizando 569,7 km de extensão. O lote conecta importantes trechos, como Mauá da Serra a Londrina e Sertanópolis, além de interligar o Paraná aos estados de Santa Catarina e São Paulo.
O projeto prevê investimentos de quase R$ 16 bilhões. As melhorias incluem a duplicação de 132,6 km de rodovias, a implantação de 24,6 km de faixas adicionais, 61,7 km de vias marginais e 61,6 km de contornos. Também estão planejados dois Postos de Parada e Descanso (PPDs), localizados na BR-376 e na PR-323, além de 22 passarelas, duas áreas de escape, oito passagens de fauna e 14,9 km de iluminação no trecho da Serra. A estimativa é de geração de 143 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda.
Confira as propostas finais de cada proponente:
CCR S.A. – 26,60% (Terra Investimentos)
Infra BR V Missouri Holding I S.A. – 26,50% (Guide Investimentos)
Consórcio Infraestrutura PR – 25,90% (Necton Investimentos)
Consórcio Paraná 4UM Opportunity – 16,42%
Fonte: Bem Paraná, com assessoria Foto: Jonathan Campos