SEST SENAT celebra 30 anos de bons serviços prestados ao transporte

SEST SENAT celebra 30 anos de bons serviços prestados ao transporte

15 de setembro, 2023

Em 14 de setembro de 1993, o Diário Oficial da União trouxe uma ótima notícia para os transportadores: a criação do SEST (Serviço Social do Transporte) e do SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), na forma da lei nº 8.706/1993. A legislação foi fruto de uma longa batalha do setor, que percebia a importância de uma rede de proteção aos trabalhadores mais alinhada às necessidades dos segmentos de cargas e passageiros.

“O trabalho desenvolvido pelo SEST SENAT tem sido decisivo para melhorar a qualidade de vida de milhões de trabalhadores e disponibilizar para o transporte brasileiro mão de obra preparada e especializada. Nossas unidades acolhem, ainda, as famílias dos profissionais, promovendo eventos desportivos e oportunidades de confraternização. São ações que impactam positivamente as comunidades, sobretudo aquelas com pouco acesso a equipamentos públicos”, ressalta Vander Costa, presidente do Sistema Transporte.

À época da tramitação do projeto de lei, proposto pelo deputado federal Denisar Arneiro, a CNT (Confederação Nacional do Transporte) manteve diálogo direto com os empresários e buscou sensibilizar o Congresso, que reconheceu a aptidão do SEST SENAT para se tornar mais um “S” na constelação das instituições do serviço social autônomo – o Sistema S. Nesse momento, foi decisivo o empenho do então presidente da CNT, Clésio Andrade.

“Tenho muito orgulho de ser o fundador do SEST SENAT, um sonho consolidado em três décadas de muito trabalho e muita dedicação. O SEST SENAT é uma grande conquista dos trabalhadores e de todo o setor transportador. É, também, uma inspiração para a sociedade ao demonstrar que a capacitação profissional e a assistência social são suportes para o desenvolvimento do mercado de trabalho e da economia brasileira. Vida longa ao SEST SENAT, patrimônio do setor transportador e de todos os brasileiros!”, comemora Clésio Andrade, que também foi senador da República e vice-governador de Minas Gerais.

Ao longo desses 30 anos, o SEST SENAT alcançou grandes números que refletem uma jornada de desenvolvimento, cuidado e apoio aos profissionais que movem o Brasil. Ao todo, foram mais de 181 milhões de atendimentos de saúde e matrículas em qualificações profissionais. Cada número representa uma vida impactada, um sonho alcançado e uma pessoa fortalecida.

Um aniversário especial

Uma data tão significativa não poderia passar em branco. Pensando nisso, foi lançada a campanha “30 Anos SEST SENAT. Presente. Perto de Você”. Desde maio, as pessoas estão vendo e ouvindo sobre o SEST SENAT no rádio, na televisão, em outdoors e nas redes sociais.

“A campanha está na rua. O SEST SENAT merecia essa divulgação para mostrar a nossa força e a nossa atuação fundamental em saúde e capacitação para o transporte, que, no fim das contas, é revertida em benefício para todos os brasileiros”, destaca a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart. 
Além dos meios citados, a celebração inclui o lançamento de uma landing page dos 30 anos; a disponibilização de uma playlist no Spotify com as músicas preferidas dos trabalhadores do transporte; a organização de um livro que conta a história da entidade; e a realização de ações internas para os colaboradores.

Um produto comemorativo especial é a websérie “Próxima Parada: SEST SENAT”, estrelada pela cantora Sula Miranda. Ao todo, serão nove episódios de até três minutos, em que a musa dos caminhoneiros mostra a atuação de trabalhadores de todos os modais do transporte, visitando unidades operacionais Brasil afora. O primeiro episódio já está disponível no canal do SEST SENAT no YouTube. Assista agora!

Fonte: Sest Senat

Comente pelo Facebook

JORNAL Nov/2024
Top