Rodovias podem receber R$ 30 bilhões este ano             

Rodovias podem receber R$ 30 bilhões este ano             

28 de junho, 2023

O investimento nas rodovias federais pode alcançar R$ 30 bilhões em 2023, somando o aporte do governo federal em obras públicas e recursos aplicados nas estradas concedidas à iniciativa privada. Com grande volume de obras, após período de estagnação causado pela desaceleração da economia e efeitos da pandemia, o setor monitora os riscos de gargalos com a falta de profissionais qualificados e escassez de insumos.

A maior parte dos investimentos, quase R$ 20 bilhões, virá do orçamento do Ministério dos Transportes. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) tem a missão de contratar empreiteiras para realizar a recuperação e conservação da malha rodoviária que administra.

A conta tem ainda outros R$ 11 bilhões que grandes grupos de concessionárias planejam investir neste ano, estima a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR). Este montante, que abrange as rodovias ligadas à entidade, supera o valor histórico alcançado há dez anos de R$ 10,7 bilhões.

A alta demanda por insumos e mão de obra parte especialmente de 17 contratos celebrados no triênio 2020-2022. Sete são de concessões federais com prazo de 30 anos que somam investimentos de R$ 48,8 bilhões, parte importante concentrada nos primeiros anos. Outras dez contratações são de obras públicas voltadas para duplicação de corredores viários considerados estratégicos para o país.

Ápice de investimento

O presidente da ABCR, Marco Aurélio Barcelos, ressalta que, no fundo, o país está diante de uma “notícia excelente”, com a chance de atingir o “ápice de investimento privado” em rodovias na série histórica dos últimos dez anos associada a um novo “paradigma orçamentário” do Ministério dos Transportes que “há muito tempo não se via”.

Barcelos, porém, avalia que o atual quadro de investimentos requer uma ponderação. “Sem querer trazer um tom alarmista, será que o ecossistema que sustenta esse investimento está preparado? Talvez precisemos de alguma avaliação do poder público e do próprio setor privado sobre a real capacidade de entrega”, disse.

Concessionárias associadas à ABCR já relatam enfrentar dificuldades de contratar projetistas e consultorias especializadas. Para contornar o problema, as gestoras de rodovias estão antecipando a ida ao mercado, enquanto existe disponibilidade, para garantir a contratação.

Barcelos defende que o momento atual é de identificar os possíveis gargalos e pensar em “medidas de apoio e fomento” para superá-los. O executivo mencionou que talvez seja o caso de avaliar a necessidade de linhas de crédito para áreas específicas ou buscar articulação do setor público, no nível federal e estadual, para “racionalizar” a agenda de investimentos.

Fonte: Globo Rural/Rafael Bitencourt — Brasília Foto: Divulgação

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