Região Sul do Brasil se prepara para o maior frio do ano com temperaturas negativas

Região Sul do Brasil se prepara para o maior frio do ano com temperaturas negativas

28 de junho, 2024

Nos próximos dias, a região Sul do Brasil será impactada por uma intensa massa de ar frio, trazendo as menores temperaturas do ano até o momento. Segundo Gabriel Rodrigues, meteorologista do Portal Agrolink, "com possibilidade de várias localidades registrando marcas abaixo dos 5°C e uma ampla região, no sul do país, com previsão de temperaturas negativas".

A massa de ar frio deverá ser acompanhada de tempo firme e céu claro, criando um ambiente favorável à formação de geadas. Além disso, Rodrigues aponta que "a massa de ar frio deve avançar em áreas do centro-oeste e sudeste, minimizando o intenso calor que assola a região".

Mudança climática no Sul e Centro-Norte

No início desta semana, a região Sul está registrando temperaturas amenas, enquanto o Centro-Norte do país continua com marcas acima dos 34°C, devido ao bloqueio atmosférico. No entanto, Rodrigues ressalta que essa configuração deve mudar ao longo do final de semana, com a formação e avanço de uma nova frente fria.

"A expectativa é de que essa massa de ar frio avance sobre a fronteira sul do país ainda na noite de sexta-feira (28.06), na retaguarda das chuvas que devem acontecer na metade norte do RS, com registros na casa dos 6°C em Bagé e 9°C em Uruguaiana," destaca o meteorologista.

Previsão

Neste sábado (29), o ramo de instabilidade da frente fria avança sobre Santa Catarina, promovendo condições de chuvas fracas e passageiras. Ao mesmo tempo, a massa de ar frio ganha intensidade sobre o Rio Grande do Sul e a serra catarinense. "Já no amanhecer de sábado, temos condições de geadas, principalmente sobre o RS, onde as temperaturas devem ficar abaixo dos 4°C no amanhecer e anoitecer," afirma Rodrigues.

A formação de geadas também deve ser observada em Santa Catarina e no meio-sul do Paraná, principalmente após a passagem das chuvas.

Frio intenso no domingo

No domingo, o ramo de instabilidades da frente fria deve se posicionar sobre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, promovendo chuvas isoladas e pontuais. "Contudo, o evento mais significativo será na madrugada e amanhecer de domingo, com a intensificação da massa de ar polar," explica Rodrigues. Ele acrescenta que "grande parte do RS e SC devem registrar temperaturas de inverno rigoroso, com marcas negativas."

Com o frio acompanhado de tempo firme, há maior possibilidade de formação de geadas fortes nas áreas da campanha, serras do RS e SC, planalto catarinense e sul do PR. "Dada essa previsão de temperaturas negativas, há condições para geadas fortes nessas áreas. A expectativa é das temperaturas mais baixas do ano, até o momento," reforça o meteorologista.

Efeitos no Centro-Oeste e Sudeste

No amanhecer de domingo, os termômetros também devem registrar baixas temperaturas no sul do Mato Grosso do Sul, com possibilidade de 6°C em Amambai. O noroeste do Paraná, como Umuarama, pode registrar 7°C, e o sudoeste de São Paulo, como Botucatu, pode chegar a 12°C.

"A noite de domingo também será gelada, embora o frio mais intenso comece a perder força, com as temperaturas negativas agora restritas às regiões de serra entre o RS e SC," observa Rodrigues.
Influência da massa de ar polar na segunda-feira (01.07)

Na próxima madrugada e manhã de segunda-feira, a massa de ar polar avança em mais áreas do estado de São Paulo, levando temperaturas de 9°C em Itapetininga. "O ar frio também deve adentrar pelo centro do continente, subindo pelo norte da Argentina, Paraguai e Bolívia, atravessando a fronteira com o centro-oeste, diminuindo as temperaturas no sudoeste do Mato Grosso e sul de Goiás, se aproximando também de áreas da região norte, como Acre e Rondônia," explica o meteorologista.

Temperaturas menores no Brasil Central

A previsão indica temperaturas entre 17 e 19°C na manhã de segunda em Cáceres, Pontes e Lacerda e até mesmo em Cuiabá, assim como em Vilhena (RO) e Rio Branco (AC). "A atuação da massa de ar frio deve ser observada em alguns pontos do Brasil central, favorecendo a redução do intenso calor em áreas de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Bahia," destaca Rodrigues.

Curta duração do frio

Contudo, a partir de terça-feira, as temperaturas voltam a subir novamente, indicando a curta duração deste episódio de frio. Gabriel Rodrigues alerta que a população deve se preparar para este evento de frio intenso, especialmente nas regiões mais afetadas, tomando as precauções necessárias para enfrentar as baixas temperaturas e a possibilidade de geadas fortes.

Fonte: Agrolink Foto: Pixabay

Comente pelo Facebook

JORNAL Nov/2024
Top