Recuperação emergencial da PR-323 em Umuarama chega a 70% de execução
06 de março, 2024
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), atingiu 70% de execução da obra de recuperação emergencial do km 299 da PR-323 em Umuarama, região Noroeste. O investimento é de R$ 1.135.768,24.
Enquanto o tráfego local utiliza um desvio provisório, feito na faixa de domínio da rodovia, foram realizados os serviços de implantação de um novo bueiro de arcos metálicos e a execução de novo aterro em substituição ao que havia sido rompido pelas fortes chuvas dos últimos meses.
A próxima etapa será concluir a compactação do aterro por meio de escarificação com maquinário, executar a sub-base, base e camada de pavimentação em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), já liberando parcialmente o tráfego de veículos enquanto são finalizadas as novas sinalizações horizontal e vertical, além de serviços complementares.
Para prosseguir com esta programação, porém, é necessária a interrupção das chuvas constantes na região, que continuam encharcando o aterro novo e impedindo as condições ideais para realizar os serviços.
O DER/PR permanece monitorando o local e realizando ensaios do solo em busca destas condições, mas as chuvas ininterruptas atrapalham o andamento.
Prazo
O prazo de conclusão da obra é 11 de abril, estando os serviços ainda dentro deste cronograma, mas caso as condições climáticas não melhorem ao longo das próximas semanas, pode ser necessário um prolongamento.
Chuvas
Em 23 de dezembro do ano passado, após Umuarama acumular um volume de chuvas de 78,2 milímetros em um único dia, segundo registro do Simepar, o bueiro sob o km 299 da PR-323 começou a ceder, levando ao colapso de metade da pista direita (sentido Guaíra). Como o trecho é duplicado, foi possível manter o tráfego na rodovia utilizando as pistas do sentido oposto, convertidas para mão dupla.
Em 9 de janeiro, Umuarama foi atingida por volume semelhante de chuvas, 69,4 mm, causando o colapso total da pista direita e danos severos ao acostamento externo da pista esquerda (sentido Maringá).
Em 12 de janeiro o DER/PR contratou a obra emergencial, que permaneceu realizando serviços para manter o aterro da pista existente, garantindo a trafegabilidade no trecho, enquanto trabalhava na recuperação da rodovia.
Fonte: AEN Foto: DER-PR