Portos do Paraná promove campanha Maio Amarelo no Pátio de Triagem
17 de maio, 2024
A Portos do Paraná e o SEST/SENAT desde o último dia 10 está promovendo a campanha Maio Amarelo, que irá levar todas as sextas-feiras do mês orientações aos caminhoneiros que passam pelo Pátio de Triagem sobre a importância da direção segura nas estradas. A meta é conscientizar os profissionais que trazem cargas até o Porto de Paranaguá da importância de se reduzir os acidentes, que ocorrem não somente nas estradas, mas nas cidades também. Junto com as informações, os motoristas puderam aferir a pressão e taxa de açúcar no sangue e usar os óculos simulador de embriaguez.
“Essa é uma das campanhas do calendário anual que nós temos na Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho da Portos do Paraná e aqui fazemos um atendimento especializado aos caminhoneiros toda sexta-feira dando informações sobre segurança no trânsito, regras internas no Porto de Paranaguá, uso dos óculos de simulação de embriaguez para que o caminhoneiro entenda o que mexe nele quando ele ingere algum tipo de bebida alcoólica e conscientizar para a redução de acidentes”, informa o assessor especialista de Saúde e Segurança do Trabalho Felipe Zacharias.
De acordo com ele, a adesão a essa campanha é uma forma de se tentar a redução da violência no trânsito. “Temos essa ação aqui no Pátio de Triagem, ponto de maior concentração de caminhoneiros, mas também temos periodicamente na faixa portuária e nos acessos, onde fazemos blitz a cada 15 dias com uso do etilômetro, orientação das regras, verificações técnicas dos caminhões e passando informações no sentido preventivo”, destaca.
Caminhoneiro há 35 anos, Delécio Aparecido da Silva veio do Interior de São Paulo com soja e aproveitou para conferir se estava tudo certo com a pressão. “A gente já vive uma vida sedentária, sem exercício, sem muitos cuidados com a saúde e, quando tem esses eventos, para nós é muito importante porque cuidamos da saúde de maneira preventiva. Eu mesmo sou diabético, tenho pressão alta e quando escutei o chamado vim conferir para ver como está a glicose e a pressão”, aponta.
Mais de longe, de Chapadão do Céu-GO, veio Teotônio Araújo da Costa, que também se aproveitou da oportunidade de medir pressão e verificar o açúcar no sangue. “Já fazia um tempo que não media e foi até bom porque quando tem evento assim é bom para saber como está a saúde da gente. Como estamos muito na estrada, mal a gente tira a pressão ou vai ao médico porque não dá tempo”, finaliza.
Fonte: Porto do Paraná Foto: Claudio Neves