PIB do Paraná no 2º trimestre recupera o patamar pré-pandemia
05 de outubro, 2022
O Produto Interno Bruto do Paraná, no segundo trimestre deste ano, recuperou o patamar pré-pandemia. A recuperação do PIB estadual alcançou 2,32%, na comparação com o primeiro trimestre de 2020. O PIB é o conjunto de riquezas produzidas dentro de uma região determinada. O relatório foi divulgado pelo Ipardes, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, nesta terça-feira (04).
Na comparação com o primeiro trimestre do ano, a economia do Paraná cresceu 2,94%. O Ipardes diz que o desempenho foi puxado, principalmente, pela agropecuária (6,42%) e indústria (5,64%). O setor de serviços do Paraná avançou 0,57%, no segundo trimestre deste ano. O valor acumulado do PIB do Paraná, entre abril e junho, soma mais de 164 bilhões de reais.
O crescimento de 2,94%, no segundo trimestre, é o maior desde os últimos três meses de 2020. Apenas na agropecuária, o resultado é o melhor desde o primeiro trimestre de 2020. À época, o Paraná colheu uma hipersafra de soja.
O relatório do Ipardes indica que a variação positiva da agropecuária do Paraná é resultado de expansões na pecuária, principalmente na indústria de suínos, e na segunda safra de feijão. Na indústria, o desempenho foi influenciado, em especial, pela maior quantidade de energia elétrica gerada. O setor de serviços, conforme o levantamento, é puxado pelos transportes e alimentação, que não sofrem mais com as restrições de circulação.
No acumulado do segundo semestre de 2021 e o primeiro semestre de 2022, o PIB do Paraná avançou 1,23%, segundo o Ipardes. O valor somado passa de 605 bilhões de reais. Isso significa que a economia do Paraná representou 6,64% do PIB brasileiro.
Fonte: Band News Foto: Gilson Abreu/AEN