Obras da Ponte de Guaratuba chegam perto da metade da execução; saiba em qual etapa está
07 de fevereiro, 2025
A tão esperada Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, está cada vez mais perto de ser inaugurada. Os dados do boletim do mês de janeiro apontam que as obras estão em 38%. Nesse período, um dos destaques foi a finalização da concretagem dos blocos dos mastros principais (estacas e blocos de coroamento) do trecho estaiado.
De acordo com o relatório, segue em andamento a chamada mesoestrutura (pilares), com a armação, montagem de forma e concretagem, que é realizada em três etapas, as quais totalizam 12,6 metros de altura. Após a mesoestrutura, será iniciada a superestrutura do trecho estaiado, que envolve as vigas e a laje onde passarão os carros.
O Consórcio Nova Ponte também iniciou a implantação de uma grua fixa em um dos principais apoios da ponte para a execução do trecho estaiado. A grua, posicionada no bloco de coroamento, funcionará como “guindaste”, que vai auxiliar no transporte de tudo o que é necessário para a construção, tanto da parte central como do tabuleiro da ponte.
Segundo a engenheira do DER/PR e fiscal da obra, Larissa Vieira, o ritmo segue intenso e dentro dos prazos programados. “Iniciamos 2025 com o mesmo propósito de qualidade, eficiência e segurança durante todas as etapas da construção da Ponte de Guaratuba. O nosso objetivo é cumprir a execução sempre dentro do cronograma estipulado para chegar ao objetivo de entrega da obra, em 2026. Essa é uma das maiores obras do Estado do Paraná”, destaca.
Avanços das obras
Em janeiro, o traçado da ponte começou a ficar “visível”. As atividades focaram na execução das estacas do trecho pré-moldado, envolvendo cravação, escavação e concretagem; fabricação e lançamento das vigas longarinas pré-moldadas e a execução das travessas do trecho pré-moldado.
Para a infraestrutura da ponte, até o momento, foram 36 estacas concluídas, sendo 16 do trecho estaiado e 20 do trecho pré-moldado. Ao total, são 64 estacas, sendo 24 no trecho estaiado e 40 no trecho pré-moldado.
Também houve execução das travessas que receberão as vigas longarinas, com sete já finalizadas. Já na superestrutura aconteceu a continuidade da fabricação das vigas longarinas pré-moldadas, chegando ao final do mês com o acumulado de 55 estruturas fabricadas.
Em Guaratuba, ocorreu a continuidade nos serviços de contenções, com a execução do solo grampeado e estaca raiz no morro do lado de Caieiras. No lado de Matinhos, continua a implementação da alça de acesso a Cabaraquara com atividades de terraplenagem.
A Ponte de Guaratuba terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades.
Os dados do relatório de acompanhamento da obra, referente ao mês de janeiro de 2025, mostram que o contrato está com um avanço de 38,8% em relação ao cronograma físico-financeiro, o que representa um investimento de R$ 150 milhões a preços iniciais.
A obra é do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), e vai receber R$ 386,9 milhões.
Fonte: Redação Bem Paraná com AEN Foto: Roberto Dziura/AEN