O CARRETEIRO - Emissão gratuita do CIOT atrai transportadores
02 de agosto, 2021
Criado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) em 2011 para evitar fraudes no transporte rodoviário de cargas, o CIOT (do Código Identificador de Operação de transporte) tem registrado aumento de pedidos por parte dos transportadores após sua emissão passar a ser gratuita.
Por determinação da Resolução 5.862 de 17 de dezembro de 2019 o CIOT é obrigatório a todos os transportadores, porém, em razão da pandemia desde março de 2020 a exigência foi suspensa aos transportadores, exceto para operações envolvendo (TAC) Transportadores Autônomos de Carga (TAC).
Embora sua emissão seja obrigatória em contratações que envolvam autônomos, levantamento divulgado pela CIOTPag, empresa de serviço de Gestão de Fretes ligada à TruckPag, start-up de Meios de Pagamento focada em Gestão de Frotas aponta que a gratuidade provocou aumento no número de emissões.
De acordo com os números apurados, em junho deste ano foram emitidos 2.048 documentos, frente 610 em maio. “Esse aumento elevado nos pedidos de emissão gratuita mostra que os contratantes estão buscando reduzir os custos em suas operações de forma inteligente”, explica Felipe Batista, gestor responsável pela CIOTPag.
A emissão pode ser realizada em empresas homologadas pela ANTT.
Atualmente existem 30, sendo a CIOTPag uma delas, cujos pedidos aumentaram substancialmente. De apenas dois pedidos em janeiro houve salto para 194 em fevereiro, 333 em março, 320 em abril, 610 em maio e os 2.048 em junho.
No entendimento de Felipe Batista, a busca pela redução de custos, devido a situação de pandemia, abriu espaço para soluções eficientes como a gratuidade oferecida pela CIOTPag. Ele reforça que um dos principais diferenciais da empresa é oferecer o serviço de emissão de CIOT gratuitamente por qualquer meio, tanto pela plataforma quanto via integração com qualquer sistema de transportadora.
“A ANTT exige das empresas homologadas que tenham ao menos um canal de emissão gratuito para atender o público. Outro ponto importante é dispor de atendimento 24 horas com atendentes e não robôs. “O transportador prefere falar com alguém que o compreenda e não uma máquina”, conclui Felipe.
A empresa, 100% nacional, dispõe de três produtos principais: Cartão TruckPag, para controle e gestão de abastecimento de combustível e demais itens de manutenção veicular; CIOTPag, solução completa para pequenas e grandes frotas com emissão de CIOT e Pagamento Eletrônico de Frete; e o PagPedágio, para pagamento de tarifas nas estradas em todo território nacional.
Fonte: O Carreteiro/João Geraldo Foto: Divulgação