Novo modelo de pedágio no Paraná indica construção de 3ª faixa na BR 277, diz Fiep
26 de abril, 2023
Muito se fala sobre o novo modelo de pedágio no Paraná. A expectativa dos usuários das rodovias é grande, justamente para saber sobre obras, tarifas e início da operação das novas concessionárias.
Em entrevista à CBN Curitiba nesta segunda-feira (24), o gerente de Assuntos Estratégicos da Federação das Indústrias do Estado (FIEP), João Arthur Mohr, esclareceu alguns pontos. Entre eles está o aumento do movimento de veículos na BR 277, sentido litoral. Ele afirmou que já está previsto, pelo novo modelo de pedágio no estado, a construção de uma 3ª faixa na rodovia. O trecho faz parte do lote 2.
Vale lembrar que as rodovias federais e estaduais estão divididas em 6 lotes. Os dois primeiros envolvem a BR-277 e já estão autorizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) a irem a leilão na bolsa de valores.
João Arthur Mohr explicou também sobre o novo modelo de pedágio escolhido, que segundo ele inibe “aventureiros” e traz mais segurança para a economia e garante obras futuras. Bernardo Strobel Guimarães, advogado, doutor em Direito do Estado e professor do curso de Direito da PUCPR, lembra que este novo modelo precisa ser planejado para um correto funcionamento.
Outro ponto de discussão é sobre o valor da tarifa. O gerente de Assuntos Estratégicos da FIEP afirma que as tarifas podem custar R$ 10 reais a cada 100 quilômetros, com descontos. Na concessão anterior o valor era de R$ 16 reais. O cálculo por extensão precisa ser levado em conta.
O valor prevê ainda uma tarifa que varie de acordo com o trecho percorrido, seguindo a gestão de fluxo livre. Portais eletrônicos seriam instalados em pontos específicos da via.
O Paraná está sem concessão das rodovias desde 2021, quando o contrato de mais de 30 anos chegou ao fim.
Fonte: CBN Foto: Divulgação