Navios verdes terão prioridade de atracação no Paraná
31 de julho, 2024
Os navios verdes terão prioridade de atracação nos portos do Paraná. A medida faz parte de um conjunto de normas que beneficia embarcações focadas na redução de emissão de gases do efeito estufa. A regra de prioridade foi definida pelos Portos do Paraná na busca por fidelizar embarcações sustentáveis em Paranaguá e Antonina.
O diretor de Meio Ambiente da empresa, João Paulo Santana, explica que a iniciativa também tem o objetivo de incentivar empresas a reduzir o consumo de combustíveis fósseis.
Com a possibilidade de passar na frente de outros navios, a expectativa é que mais estruturas sustentáveis passem pelo Paraná. Segundo o diretor de operações dos portos do Estado, Gabriel Vieira, duas embarcações já obtiveram uma priorização nas atracações.
Nos próximos meses, os critérios para determinar o que é um navio verde serão definidos. A projeção da Portos do Paraná é que essas normas sejam implementadas ainda neste ano. No ano passado, a empresa paranaense assinou uma parceria com o Porto de Rotterdam, na Holanda, para o desenvolvimento de energias renováveis.
O memorando prevê o compartilhamento de iniciativas e conhecimento para tornar os portos do Paraná mais sustentáveis, reduzindo o uso de carbono e investindo em sistemas energéticos.
Fonte: BandNews com informação de Mirian Villa Foto: Claudio Neves/AEN