Marco Regulatório e Reforma Trabalhista na pauta do XVII Seminário Brasileiro do TRC
12 de maio, 2017
Marco Regulatório e Reforma Trabalhista na pauta do XVII Seminário Brasileiro do TRC
A Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Paraná (FETRANSPAR) enviou representantes para acompanhar toda a movimentação em torno das pautas do XVII Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas, realizado em Brasília na última quarta-feira (10).
Dois painéis realizados ao longo do dia, discorreram sobre o Marco Regulatório no Transporte Rodoviário de Cargas e os impactos da Reforma Trabalhista para ao setor. O evento reuniu os principais representantes do setor de transporte de cargas, assim como lideranças, parlamentares, autoridades governamentais e integrantes do meio acadêmico.
Marco Regulatório
Esse painel, realizado no período da manhã, teve como moderadora a Deputada Federal pelo Paraná, Christiane Yared. “Acredito em uma vida mais justa, onde existe respeito às leis e um trânsito mais seguro. Estamos aqui para ouvi-los e representá-los”, disse a parlamentar.
A visão técnica do debate ficou por conta do Diretor Jurídico da NTC&logística, Marcos Aurélio Ribeiro, que afirmou que “o setor está em busca de segurança jurídica para exercer sua atividade. Seria importante termos conhecimento do relatório que será apresentado sobre o Marco Regulatório para saber se lá estão contempladas as reivindicações do setor. Queremos algo que seja bom para todos”, concluiu.
Representando a CNT, Bruno Batista ressaltou as peculiaridades do setor de transporte e mostrou algumas estatísticas sobre a situação atual. “Vivemos em um cenário desfavorável. A atividade do transporte tem suas características específicas e deve ser tratada de forma diferenciada”, discorreu. Em seguida, Diumar Bueno, Presidente da CNTA, defendeu as bandeiras dos transportadores autônomos e garantiu que vai lutar para que o pouco que já foi conquistado por eles não seja perdido no meio desse processo.
“O debate foi bastante rico e com visões distintas, porém convergentes. O Marco Regulatório é um assunto que deve continuar na pauta pois é um assunto de extrema importância para o transporte de cargas do Brasil e consequentemente do Paraná”, avaliou o presidente da FETRANSPAR, Sérgio Malucelli.
Reforma Trabalhista
Narciso Figueirôa Junior, Advogado e Assessor Jurídico da NTC&Logística, foi o primeiro a se pronunciar, trazendo um panorama sobre a Reforma Trabalhista e as bandeiras defendidas pelo setor. “A CLT concebida nos anos 40 precisa ser modernizada em diversos pontos. É preciso fortalecer as negociações coletivas e dar mais autonomia para a relação do empregador com seu empregado, sem tanta interferência do Estado. A Reforma é necessária para incentivar o empreendedorismo e, portanto, na geração de empregos”. O advogado ressaltou a importância da NTC nesse processo, desde o ano passado. “Agora precisamos acompanhar a votação no Senado e torcer para que o bom senso prevaleça e a Reforma seja aprovada”.
Foto: Divulgação NTC&Logística
Fonte: Informações Assessoria de Comunicação FETRANSPAR, com Comunicação NTC&Logística