IA nas rodovias: o que falta para o Brasil ter estradas inteligentes

IA nas rodovias: o que falta para o Brasil ter estradas inteligentes

10 de fevereiro, 2025

Nos Estados Unidos e na Europa, o uso de inteligência artificial (IA) em rodovias já é uma realidade consolidada, com grande impacto na eficiência, segurança e sustentabilidade. As chamadas estradas inteligentes utilizam uma combinação de sensores, câmeras e IA para otimizar o tráfego, prever acidentes e garantir a manutenção preventiva da infraestrutura. Essas regiões vêm implementando, com sucesso, sistemas avançados de controle de velocidade, monitoramento e comunicação entre veículos autônomos e a infraestrutura viária, trazendo melhorias para todos os usuários.

No Brasil, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) tem sido uma das grandes responsáveis pela modernização do sistema rodoviário e das concessões de rodovias no país. Um dos projetos mais importantes da ANTT é o avanço das rodovias conectadas, que dependem de uma infraestrutura robusta de comunicação e integração entre diferentes dispositivos tecnológicos. Esse tipo de conectividade não apenas facilita a implementação de soluções de IA, mas também melhora a segurança dos usuários das rodovias.

O Brasil está em uma posição estratégica para se tornar referência em rodovias inteligentes. O caminho passa, inevitavelmente, pela conectividade e pela adoção de tecnologias avançadas.

A ANTT vem promovendo eventos e fóruns sobre estradas inteligentes, como o II Summit de Concessões de Rodovias, destacando a importância da inovação tecnológica no setor de transportes. Entre as tecnologias em pauta, estão o sistema Free-flow (pedágio automático sem a necessidade de parar) e a pesagem em movimento (HS-WIM), que otimizam o controle de fluxo e a fiscalização de veículos.

A conectividade nas rodovias é um dos principais elementos que permite o avanço das estradas inteligentes. Para que tecnologias de ponta, como a IA e os sistemas de monitoramento em tempo real, sejam plenamente eficientes, é crucial que haja uma rede de comunicação estável entre veículos, câmeras e centros de controle. Isso já vem sendo explorado em algumas rodovias brasileiras e abre espaço para soluções inovadoras.

Com a conectividade aprimorada, é possível implementar sistemas de IA mais robustos e integrados, que geram dados acionáveis em tempo real para melhorar a segurança e eficiência das operações a um custo benefício altamente competitivo. Esse é um dos pilares que permitem a operação com uma visão preditiva, essencial para a prevenção de incidentes e monitoramento contínuo.

O Brasil está em uma posição estratégica para se tornar referência em estradas inteligentes. O caminho passa, inevitavelmente, pela conectividade e pela adoção de tecnologias avançadas, como a IA, que já estão transformando rodovias em outras partes do mundo.

A ANTT e as concessionárias de rodovia, com suas iniciativas de modernização e inovação, têm sido um pilar importante nessa transformação, abrindo caminho para que soluções possam ser adotadas em larga escala. Com essa sinergia, o Brasil tem o potencial de alcançar um novo patamar de excelência nas suas rodovias, elevando a segurança dos usuários e a eficiência das operações.

Adriano Leão, engenheiro civil com mestrado em Engenharia Automotiva, MBA Executivo, e especializações em Robótica pela Universidade da Pensilvânia e IA/Machine Learning pelo MIT, é fundador da SST.

Fonte e Foto: Gazeta do Povo

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