GP - DAF Caminhões Brasil começa a exportar veículos produzidos em Ponta Grossa

GP - DAF Caminhões Brasil começa a exportar veículos produzidos em Ponta Grossa

21 de janeiro, 2022

Os caminhões da montadora holandesa DAF produzidos na fábrica da marca em Ponta Grossa já não se restringem mais ao mercado brasileiro. Em dezembro, a empresa fez seu primeiro envio internacional partindo do Brasil, de um caminhão DAF CF Off-Road, para o Chile.

Até o momento, os caminhões DAF que chegavam a outros países da América do Sul, como o próprio Chile, a Colômbia, o Equador e o Peru, eram importados do México ou da Europa. A partir de agora, o México deve continuar atendendo parte desse mercado, enquanto o Brasil vai começar a assumir a parte da Europa. “Isso vai nos ajudar a reduzir os custos com entrega”, diz o presidente da DAF Caminhões Brasil, Lance Walters.

Conforme Walters, novos envios serão feitos em fevereiro e março, contendo apenas algumas unidades. Todas as entregas feitas no primeiro semestre funcionarão como um teste para o sistema de exportação da empresa. O grosso das exportações neste primeiro ano vai ficar para o segundo semestre.

A expectativa, de acordo com o presidente da montadora no Brasil, é que as vendas para o exterior comecem tímidas e cresçam a partir do ano que vem. “No primeiro ano, elas vão corresponder a uma porcentagem pequena [do total], provavelmente algo de um dígito. Mas no futuro podem representar entre 10 e 20%”, prevê.

A exportação da DAF Caminhões Brasil também implica na ampliação das operações da Paccar Parts, empresa do grupo que comanda a DAF que distribui e vende peças de reposição, e do Centro de Distribuição para a América do Sul.

Exportação é parte da estratégia de crescimento

O modelo vendido ao Chile é de uma linha recém-lançada que marca a estreia da DAF Caminhões Brasil no segmento de semipesados. Apesar de trabalhar com caminhões leves e semi-pesados em outros países, no Brasil, a produção incluía apenas caminhões pesados.

Um dos objetivos da empresa ao entrar neste segmento é justamente expandir sua atuação para outros países sul-americanos. Outro é conquistar novos mercados no Brasil, já que os semi-pesados representam em torno de 25% das vendas de caminhões no país.

É a soma dessas ações que, conforme a DAF, deve impulsionar o crescimento total das vendas em 2022. Em 2021, a empresa emplacou 5.600 veículos, 46,2% a mais do que no ano anterior. Este ano, o objetivo é fazer as vendas crescerem 20% e chegar a 6.700 veículos emplacados.

Para atingir sua meta, a DAF Caminhões Brasil quer aumentar a produção em 2022. Assim, vai modernizar e automatizar a linha de produção. Em dezembro, a companhia já havia anunciado que investiria R$ 395 milhões ao longo de quatro anos para ampliar a produção.

A montadora quer também ampliar os pontos de venda de seus veículos dos atuais 52 para 60.

Fonte: Gazeta do Povo Foto: DAF Caminhoes Brasil/Divulgação

Comente pelo Facebook

JORNAL Nov/2024
Top