Governo inaugura nova ponte que liga Maringá e Sarandi, na região Noroeste
01 de julho, 2024
Foi inaugurada nesta sexta-feira (28) a nova ponte sobre o Ribeirão Pinguim, no limite entre Maringá e Sarandi, na região Noroeste. A obra é resultado de convênio entre o Governo do Paraná e a Prefeitura de Maringá, representando um investimento de mais de R$ 4 milhões em repasses do Estado, além de contrapartida do município, que foi o responsável pela licitação e execução da obra.
Foram construídas duas estruturas de concreto paralelas, ligando a Avenida Mario José de Faria Ferraz, zona Sul de Maringá, com a Avenida Nova São Paulo, em Sarandi. São duas faixas de tráfego em cada ponte, em sentido único, com passeio para pedestres, sinalização horizontal e vertical, e barreiras de concreto e guarda-corpos.
“Essa ligação entre os municípios é fundamental. Não é só pela mobilidade e segurança, vão fluir inclusive outras avenidas da cidade muito melhor, com a conclusão”, afirma o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, durante o evento de inauguração. “Foi muito bem executada, até com um valor relativamente baixo, pela importância que ela vai ter. Tivemos uma boa parceria, e quero agradecer aos municípios”.
A obra vai facilitar o desenvolvimento das duas regiões, antes ligadas por uma pista única, estreita e não pavimentada, que passava sobre um bueiro duplo, de difícil acesso.
Os serviços da nova ponte foram fiscalizados pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), que conta com obras próprias em andamento nos dois municípios.
Novas obras
Agora em junho foram iniciados em Maringá os serviços de implantação do novo Trevo Catuaí, que vai substituir o trevo atual por uma interseção em desnível. No local, a BR-376 será rebaixada, e serão implantadas duas passagens superiores, ligando a PR-317 e a Avenida João Pereira, que servirão como uma rotatória para acessar vias municipais e comércios locais. A iniciativa contempla ainda duas passarelas para pedestres.
Também está em andamento a duplicação da PR-317, em uma extensão de 21,82 quilômetros, entre Maringá e Iguaçu. Ela inclui a duplicação da ponte sobre o Rio Pirapó, três viadutos e duas passarelas.
E em Sarandi, a obra de implantação de dois novos viadutos atingiu a marca de 46,39% de execução na medição mais recente. Foram concluídas as fundações e os pilares das alças de acesso das duas estruturas e agora está em andamento a execução dos tabuleiros. Os viadutos ficam na BR-376 e conectam as vias marginais da rodovia, servindo como retornos em desnível para o tráfego de longa distância, e ligando o lado norte e o lado sul da cidade.
Fonte: AEN Foto: Rodrigo Félix Leal/SEIL