Estrada da Graciosa: áreas de risco de deslizamento serão mapeadas
10 de novembro, 2023
O Governo do Paraná vai contratar uma empresa para mapear as áreas de risco de deslizamento na Estrada da Graciosa (PR-410). De acordo com o edital, lançado nesta quinta-feira (9) pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), o levantamento das encostas e taludes vai ser realizado entre o Km 6 e o Km 16, em Morretes, no Litoral.
A empresa terá um prazo de cinco meses para concluir o trabalho que abrange serviços de mapeamento, avaliação das condições de drenagem e avaliação das condições geotécnicas do trecho. O serviço também engloba realização de sondagens, consolidação de estudos sobre o trecho e elaboração de um mapa de risco, além da elaboração de projetos básicos de engenharia para os pontos críticos identificados.
O diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti, ressalta que o novo contrato prevê soluções a longo prazo para a rodovia que ainda passa por obras devido aos deslizamentos registrados em decorrência das chuvas.
A obra de recuperação da Estrada da Graciosa deve ser entregue nas próximas semanas. Para o novo estudo do trecho o orçamento previsto é de R$ 2,8 milhões (R$ 2.812.044,15). A licitação acontece na modalidade Concorrência Eletrônica, com apresentação de propostas de preço e propostas técnicas marcadas para o dia 5 de janeiro, às 14h, por meio do Portal de Compras do Governo Federal.
Fonte: Bandnews/Vanessa Fontanella Foto: DER