Detran passa a disponibilizar histórico dos veículos licenciados no Paraná gratuitamente
02 de fevereiro, 2022
A partir desta quarta-feira (02), o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), disponibilizará gratuitamente, por meio do seu portal, o extrato completo do histórico dos carros. O serviço permitirá a consulta de veículos licenciados no Estado.
Atendendo a Lei 20.770/2021, sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, o Detran traz mais transparência ao processo garantindo ao cidadão informações importantes referentes aos veículos.
“Disponibilizando mais informações aos atuais e futuros proprietários de veículos, garantiremos mais segurança na compra e proporcionaremos que o cidadão conheça o histórico do bem móvel a ser adquirido”, comenta o diretor-geral do Detran-PR, Wagner Mesquita.
Até agora, ao solicitar um extrato do veículo, algumas informações como a comunicação de venda, bloqueio administrativo ou judicial, financiamento e restrições do gravame, e ocorrência de furto/roubo já estão disponibilizadas. A partir do novo extrato, a população contará com informações extras: quilometragem, registro de sinistro, recall, situação do financiamento, se o veículo está retido ou foi para leilão e histórico de alterações de características.
A quilometragem passou a ser incorporada aos processos veiculares do Detran-PR a partir de junho de 2020, garantindo mais transparência e segurança ao cidadão na hora da compra de um veículo. Para veículos que possuem processos de aquisição anteriores a esta data, esta informação não constará no extrato.
O extrato completo trará as seguintes informações:
Informações do veículo (Ano, Modelo, Tipo, Espécie, Cor, etc.);
Débitos (Multas, IPVA, Licenciamento, Seguro DPVAT, Dívida Ativa);
Recall;
Situação do financiamento (se houver);
Se o veículo está retido ou foi para leilão;
Registro de furto/roubo;
Bloqueio administrativo ou judicial;
Odômetro (quilometragem);
Registro de sinistro;
Restrição da Receita Federal do Brasil;
Histórico de alterações de características.
Texto e foto – AEN