Deputados do Paraná discutem novo pedágio com Casa Civil de Lula

Deputados do Paraná discutem novo pedágio com Casa Civil de Lula

08 de março, 2023

Os deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Arilson Chiorato (PT) estiveram nesta segunda-feira (6) em Brasília para uma reunião de trabalho com o ministro da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa. O tema do encontro foi o programa de concessões rodoviárias do Paraná e contou com a participação dos deputados federais paranaenses Gleisi Hoffmann, presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, e Ênio Verri, indicado para dirigir a Itaipu Binacional, além do economista Luiz Antonio Fayet.

A concessão de rodovias federais e estaduais do Paraná por mais 30 anos é fator relevante para o desenvolvimento econômico do Paraná, informa um documento entregue para Rui Costa. O expediente construído com base técnica faz um breve histórico dos problemas da concessão anterior e pontua alertas feitos pela equipe técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) a respeito do valor das tarifas futuras.

O ofício trata da questão do aporte financeiro, que pode inibir a oferta de descontos na fase de leilão, e das garantias contratuais. Além disso, sugere a recontagem de tráfego e a criação de um conselho de gestão da malha que será concedida ao setor privado. “O tema do pedágio é de interesse público e de grande relevância social e econômica para o Paraná”, pontuou Romanelli em material distribuído por sua assessoria de imprensa.

De acordo com ele, o pedágio tem que ser resultado de uma equação que permita aos paranaenses pagar a menor tarifa possível e ter a garantia real de receber a contrapartida em obras. “Hoje, tivemos mais uma oportunidade para mostrar ao governo federal as diversas preocupações da sociedade paranaense sobre a modelagem da nova concessão”, acrescentou.

Segundo Romanelli, a agenda muito produtiva e essencialmente técnica. Os deputados estaduais do Paraná também se reuniam com Rafael Vitale e Marcelo Fonseca, respectivamente o diretor-presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o superintendente de concessões do órgão. A agência é responsável pela formatação do edital de concessão e que fará a licitação dos seis lotes de rodovias.

“Apresentamos um documento essencialmente técnico que aponta que mecanismos como aporte financeiro podem inibir a oferta de descontos sobre as tarifas-base”, destacou Romanelli. O ofício levado ao governo federal também sustenta que o processo de licitação criou instrumentos contratuais que beneficiam as concessionárias, em detrimento do interesse dos usuários.

Fonte: Tribuna do Paraná Foto: Alex Silveira/Tribuna do Paraná

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