Comissão de Ética da ANTT lança campanha com Guia de Boas Práticas nas Redes Sociais

Comissão de Ética da ANTT lança campanha com Guia de Boas Práticas nas Redes Sociais

19 de julho, 2024

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), por meio de sua Comissão de Ética (CEANTT), acaba de lançar uma nova campanha focada no uso ético e responsável das redes sociais por seus servidores e colaboradores. A iniciativa visa orientar os funcionários sobre a importância de preservar a imagem da instituição e evitar que manifestações pessoais sejam interpretadas como posicionamentos oficiais.

Dessa forma, o material, informativo e educativo, mostra que é importante fazer o uso consciente das redes sociais. Além disso, a campanha destaca que, ao se identificar como integrante de uma instituição pública, como a ANTT, as publicações nas redes sociais podem impactar diretamente a percepção pública da Agência. Por isso, é essencial que os servidores utilizem bom senso ao compartilhar conteúdos relacionados ao ambiente de trabalho, evitando interpretações que possam prejudicar sua própria imagem e a da Agência.

Espaço Aberto

Publicar nas redes sociais é comparado a falar para uma plateia. Assim, a Comissão de Ética recomenda que, antes de postar uma opinião particular, o servidor deve avaliar cuidadosamente a veracidade das informações e observar os princípios da verdade, da legalidade e da boa-fé. Respeito, cordialidade e ponderação são posturas essenciais para manter um ambiente digital saudável e íntegro.

Terra de Ninguém?

A campanha também esclarece que é uma falsa impressão achar que as mídias sociais são um território livre para falar qualquer coisa sem consequências. Participar das redes sociais é um ato de caráter público e, por isso, o servidor será responsável por tudo que publicar. Condutas inadequadas como assédio moral ou sexual, bullying ou exposição de conteúdos racistas ou discriminatórios podem gerar graves consequências criminais.

Redes Sociais: Pessoais vs. Corporativas

A CEANTT diferencia as redes sociais pessoais das corporativas. As redes sociais pessoais, como Facebook, Instagram, Twitter e TikTok, são voltadas para o entretenimento e expressão individual. Já as redes sociais corporativas, como Yammer e Teams, são voltadas para o trabalho, comunicação e colaboração entre profissionais da mesma organização.

O uso dessas redes corporativas requer cuidados específicos, como manter um tom profissional nas interações, evitar conteúdos impróprios ou irrelevantes, verificar a veracidade das informações antes de compartilhar e proteger dados sensíveis ou confidenciais da instituição.

Sobre a CEANTT

Criada pela Deliberação ANTT nº 1, de 8 de janeiro de 2004, a Comissão de Ética da ANTT atua como instância consultiva do Diretor-Geral e dos servidores da ANTT. Seu objetivo é orientar e aconselhar sobre a conduta ética, inclusive no relacionamento com o cidadão e na preservação do patrimônio público.

O Código de Ética da ANTT e o Regimento Interno da CEANTT foram aprovados pela Deliberação ANTT nº 284, de 5 de novembro de 2009. A CEANTT tem a missão de recomendar, acompanhar e avaliar ações de disseminação, capacitação e treinamento sobre normas de ética e disciplina, além de apurar condutas que possam violar o Código de Ética da ANTT e o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

>>> Acesse aqui o Guia de Boas Práticas nas Redes Sociais <<<

Fonte: ANTT

 

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