Com desconto de 26,6% na tarifa do pedágio, CCR vence leilão do terceiro lote de rodovias do Paraná
13 de dezembro, 2024
A CCR arrematou nesta quinta-feira (12) o terceiro lote das rodovias do Paraná após oferecer um desconto de 26,6% sobre a tarifa básica do pedágio. O leilão foi realizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) e contou com outras três concorrentes: EPR, Grupo Pátria e 4UM/Opportunity.
A empresa, que foi a concessionária de parte das estradas contidas nesse lote no antigo Anel de Integração, ficará responsável por 569 quilômetros da malha norte, que contempla as rodovias BR-376, BR-369, BR-373, PR-170, PR-323, PR-445 e PR-090, que ligam a região norte do estado paranaense aos Campos Gerais. O contrato terá duração de 30 anos e os investimentos previstos em obras e serviços de conservação devem chegar a R$ 16 bilhões. Além dos investimentos, a CCR deverá aportar pouco mais de R$ 1 bilhão para a realização de obras não previstas.
Pelo cronograma da ANTT, a assinatura do contrato com a vencedora do lote 3 deve ocorrer até 2 de fevereiro de 2025. Depois disso a concessionária começa a organizar o início das atividades. Ainda não há uma data definida para o início da cobrança da tarifa de pedágio nas sete praças — duas delas novas —, mas levando-se em conta os dois primeiros lotes leiloados, isso pode ocorrer em março de 2025.
CCR volta às rodovias do Paraná
O CEO da CCR Rodovias, Eduardo Camargo, afirmou que é uma “alegria voltar para o estado do Paraná” no setor de rodovias, visto que a empresa agora está à frente do Bloco Sul dos aeroportos, incluindo quatro terminais no estado: Afonso Pena, Bacacheri, Foz do Iguaçu e Londrina. “E vamos voltar ao Paraná em rodovias com a qualidade que a CCR gosta de fazer", afirmou.
A CCR, por meio da RodoNorte, administrou as mesmas rodovias que estão no lote leiloado nesta quinta na B3, e firmou um acordo de leniência com o Ministério Público Federal (MPF) ao reconhecer pagamento de propinas para obtenção de alterações contratuais que beneficiaram a concessionária. A empresa pagou multa de R$ 750 milhões, incluindo a redução em 30% da tarifa de pedágio nos últimos meses da concessão.
O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), vibrou a cada proposta apresentada, especialmente nos lances de viva-voz, muito em razão do leilão do segundo lote, em agosto de 2023, que teve apenas um concorrente e o desconto ficou em 0,08% sobre a tarifa básica — na ocasião a EPR arrematou o lote.
Segundo o governador, as concessões das rodovias eram o “maior problema que o paranaense queria ver consertado” e que o governo do estado trabalhou incansavelmente para buscar uma “modelagem moderna, com preço justo e muita obra”. Ratinho aproveitou para cumprimentar a vencedora, velha conhecida no estado. “É uma empresa que conhece muito bem o Paraná. É um motivo de alegria ter novamente vocês como prestadores de serviços”, disse.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, elogiou o esforço do governo do Paraná em busca da modelagem das concessões das estradas e comemorou o desconto sobre a tarifa, oferecida pela CCR, de 26,6%. "Esse leilão é bom para a CCR e para o povo do Paraná", declarou.
Foto: Gazeta do Povo Foto: Divulgação