Com atualização no projeto, avança duplicação de 3,29 km de rodovia estadual em Toledo

Com atualização no projeto, avança duplicação de 3,29 km de rodovia estadual em Toledo

10 de fevereiro, 2025

A duplicação da PR-317 em Toledo, na região Oeste, foi retomada na última quinta-feira (07), com serviços de terraplenagem e em breve de pavimentação da nova pista. A obra de 3,29 quilômetros de extensão é fiscalizada e administrada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).

O consórcio que executa os serviços realizou uma revisão do projeto para substituir a antiga solução de argila para reforço de subleito de pista para passar a utilizar material rochoso, que apresenta reação melhor às chuvas. Com essa alteração aprovada, foi revisado o cronograma dos serviços, que devem ser concluídos em setembro deste ano. O investimento é de R$ 43.446.764,29.

A duplicação tem início no entroncamento com a BR-163 e vai até o trevo com a Rua 1º de Maio, prevendo o alargamento da pista existente da PR-317 para ambos os lados e implantação de vias marginais nos dois sentidos de tráfego. As faixas da via duplicada terão 3,60 m de largura, com faixa de segurança interna de 1 metro junto à barreira de concreto New Jersey, separando os sentidos, e acostamento externo de 2,50 metros.

O pavimento existente passará por fresagem e recomposição da capa asfáltica ou receberá nova pavimentação, dependendo de suas condições.

As marginais terão pista única com 5 metros de largura, faixa de segurança no sentido do tráfego de 1 metro, e passeios para pedestres de 1,50 metro em ambos lados externos. A marginal direita também receberá ciclovia bidirecional de 2,50 metros de largura.

Também está prevista nova sinalização horizontal e vertical em todo o trecho, e serviços complementares, como plantio de grama, remoção de interferências, construção de rampas de travessia para pedestres, entre outros.

A obra também contempla a pavimentação do acesso ao Centro de Socioeducação (Cense) de Toledo, próximo ao entroncamento com a BR-163, em uma extensão de 150 metros. Será uma pista com duas faixas de rolamento, com sistema de drenagem, sinalização horizontal e vertical e paisagismo nos espaços laterais à pista.

Fonte e Foto: AEN

Comente pelo Facebook

JORNAL Mar/2025
Top