CNT - Capacitação sobre a revolução do big data no transporte
15 de abril, 2019
Os dados estão presentes de formas cada vez mais variadas, abundantes e velozes e são essenciais na tomada de decisão. Nos últimos dias 11 e 12 de abril, representantes e executivos do transporte participam de um workshop promovido pelo Sistema CNT – Confederação Nacional do Transporte, SEST SENAT e Instituto de Transporte e Logística – sobre como os dados estão revolucionando o setor.
Com o tema “Data driven leadership – Big data Revolution no setor de transportes”, a capacitação abordou temas como o pensamento analítico, habilidades analíticas, o pensamento guiado por dados e os pilares da era analítica. “Nosso objetivo é desenvolver e explorar o potencial do pensamento analítico para tornar o setor mais competitivo, para oferecer serviços cada vez mais customizados, com qualidade de eficiência”, disse o presidente da CNT, Vander Costa, na abertura do workshop.
O desafio das organizações é transformar os dados disponíveis em informação para a tomada de decisões de maneira ampla e integrada. Isso passa pelo desenvolvimento de uma cultura analítica. “Cultura analítica não é sobre tecnologia. A tecnologia ajuda, acelera e dá as ferramentas. Mas o pensamento analítico tem a ver com o uso dos dados dentro do negócio. Eles geram melhores produtos, para mais consumidores, que geram mais dados, que demandam análises melhores. Pessoas, processos, aprendizado e tecnologia fazem parte desse processo”, explica Ricardo Cappra, cientista de dados que ministra o workshop.
O evento é realizado pela HSM e promovido pelo SEST SENAT, que tem investido na qualificação de gestores e executivos do setor de transporte, para prepará-los para os desafios e as oportunidades que surgem com as novas tecnologias.
Fonte: CNT