Censo Demográfico do IBGE começa nesta segunda (1º), no Paraná
01 de agosto, 2022
O Censo Demográfico 2022 do IBGE será lançado oficialmente nesta segunda-feira (1º). Com o início formal dos trabalhos, a população do Paraná deve passar a receber os recenseadores nas residências, para a atualização de uma infinidade de informações. É por meio do Censo, que são conhecidos os principais detalhes de como vive a população do país.
Para o agente censitário Rodrigo da Conceição, os dados obtidos pelo Censo são fundamentais tanto para os governantes, quanto para a população.
O último Censo Demográfico foi realizado há 12 anos, em 2010. Desde então, os dados e as características da população brasileira vêm sendo calculadas por meio de uma projeção matemática realizada pelo IBGE.
Esse cálculo metodológico nem sempre condiz com a realidade – o que foi um desafio para os governantes, por exemplo, em meio à pandemia do coronavírus, quando saber o número e as características da população foi fundamental. Foi por meio dos dados projetados a partir do Censo, que foram planejadas as medidas de prevenção à doença e o racional de distribuição das vacinas.
A agente censitária Amanda Fernandez detalha que o questionário do Censo deste ano vai desde as questões mais simples, até as mais complexas.
Com a realização do estudo a expectativa é também por uma atualização mais precisa da população do Paraná, hoje estimada em 11 milhões e 600 mil pessoas, sendo 52% mulheres.
Esta é a décima-terceira vez que o Censo é realizado no país. O prazo de realização das consultas será de dois meses e meio e termina em outubro. A previsão é que os primeiros resultados sejam divulgados em 30 de dezembro.
Durante as consultas, todos os recenseadores devem se apresentar identificados com crachá, boné e colete do IBGE. No crachá de identificação, além do nome e da foto do profissional, há, ainda, um QR Code que pode ser lido pelo celular e que permite confirmar o vínculo do profissional com o órgão.
Em caso de dúvidas a população pode buscar o atendimento diretamente com o IBGE por meio do número 0800 721 8181.
Fonte: Band News Foto: Divulgação