CBN - PIB da agropecuária tem projeção de crescimento para 2021
28 de junho, 2021
O Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, aumentou sua projeção de crescimento para o PIB, Produto Interno Bruto, da agropecuária esse ano, de um avanço esperado de 2,2%, para uma expansão de 2,6% .
As estimativas do Ipea consideram uma elevação de 2,7% na produção vegetal em 2021, além de aumento de 2,5% na produção animal. Mas o Ipea alerta que a crise hídrica é um fator de risco, que pode a expectativa de crescimento do setor.
Com menor comercialização e valorização generalizada dos queijos, os preços dos lácteos disparam no Paraná. Se a projeção se confirmar, o valor de referência do leite usado como parâmetro na negociação entre produtores e a indústria, terá subido 21% entre abril e junho.
De abril para junho, o preço médio do mozarela aumentou 30,5%, como responde por quase a metade 45,3% do mix de comercialização, o produto ajudou a puxar para cima o valor de referência.
A previsão do tempo para o inverno é desanimadora para os produtores rurais do Paraná. A chuva a conta gotas é uma realidade desde 2018 e deve seguir no mesmo ritmo no próximo trimestre.
Historicamente o acumulado de chuvas nos meses de junho, julho e agosto já é mais baixo do que em outras épocas do ano e há risco de que o índice fique em uma linha inferior a média.
Para se ter uma ideia do tamanho do problema que o Paraná enfrenta em relação a escassez de água, em 27 dos últimos 41 meses a chuva ficou abaixo da média histórica.
Nos meses de março, abril e maio é normal chover entre 300 e 400mm, mas nesse ano choveu entre 100 e 200mm
Ouça reportagem
Fonte: CBN Foto: Divulgação