CBN - Exportações pelo Porto de Paranaguá devem crescer em 2021
08 de janeiro, 2021
O Porto de Paranaguá prevê 11% de alta nas exportações nos três primeiros meses deste ano. Com o novo terminal interligado ao oeste do cais os operadores do Porto de Paranaguá prevêem movimentar cerca de 6 milhões de toneladas de granéis sólidos de exportação no primeiro trimestre de 2021, somados os volumes de soja, farelo, milho e açúcar, representa uma alta de 11 % em relação ao que foi exportado nos mesmos três meses de 2020.
E o IAT ( Instituto água e terra ) emitiu ao longo do ano passado 4.587 multas por infração ambiental. O valor arrecadado com as autuações é de 75,5 milhões de reais, dos quais 77 % são referentes a atentados contra a flora nativa. Setembro foi o mês com o maior número de multas aplicadas, 582 autuações, sendo que 368 são referentes a desmatamentos.
Infrações relacionados a flora correspondem a 53% do total das multas aplicadas no ano de 2020 também foram lavrados altos de infração relacionados a fauna. Falta de licenciamentos, pesca ilegal, poluição, descumprimento de embargo, mineração, parcelamento de visão de solo loteamento condomínio, desrespeito ao patrimônio público e empreendimentos industriais e de serviços.
E até o dia primeiro de março o presidente da Argentina Alberto Fernandes proibiu as exportações de milho da safra 2019/20. As vendas só retornam quando a safra nova voltar a ser colhida oficialmente no País, março de 2021. O governo afirma que essas medidas estão sendo tomadas para garantir o fornecimento doméstico do milho durante os meses de Janeiro e fevereiro.
E o Sindicarne – Conselho de administração do Sindicato da Indústria de carnes e derivados do estado do Paraná nomeou e empossou como novo Presidente Executivo o empresário Ângelo Setim Neto do frigorífico Argus de São José dos Pinhais, ele comandará a entidade até Julho de 2022. Setim Neto é médico veterinário e é diretor do frigorífico desde 1996.
Fonte: CBN Foto: Divulgação